Uma improvável heroína

"Pela fé Raabe, a prostituta, não pereceu juntamente com os que foram desobedientes, depois de ter acolhido em paz os espias" (Hb 11:31).

Raabe ilustra a profundidade e a amplitude da maravilhosa graça de Deus.
Nosso último herói da fé do Antigo Testamento é um acréscimo improvável à lista. Não só ela era uma prostituta, ela também era um gentio - e um cananeu naquilo.
Os cananeus eram um povo idólatra, bárbaro e debochado, infame entre os pagãos, por sua imoralidade e crueldade. No entanto, no meio daquela sociedade extremamente perversa, Raabe chegou à fé no Deus de Israel.
Josué 2: 9-11 registra sua confissão de fé aos dois homens que Josué enviara a Jericó como espiões: "Sei que o Senhor lhes deu a terra e que o terror de vocês caiu sobre nós e que todos os os habitantes da terra se derreteram diante de vós, pois ouvimos que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho antes de sair do Egito, e o que fez aos dois reis dos amorreus que estavam além do Jordão. , a Siom ea Og, os quais destruístes totalmente quando ouvimos isso, nosso coração derretido e nenhuma coragem permaneceu em qualquer homem por mais tempo por causa de você;. para o Senhor teu Deus, ele é Deus em cima no céu e embaixo na terra " (enfase adicionada).
Raabe demonstrou a genuinidade dessa profissão arriscando sua vida para esconder os espiões do rei de Jericó, que procurava capturá-los.
Porque Raabe mentiu para proteger os espiões (vv. 4-5), algumas pessoas questionam a validade de sua fé. Certamente crentes genuínos não mentiriam assim - ou seriam? Abraão fez. Sarah fez. Isaac fez. Jacó fez. Mas o importante é entender que Deus honrou a fé deles, não o engano deles.
Como todos os heróis da fé antes dela, a fé de Raabe não era perfeita, nem o conhecimento dela da lei moral de Deus. Mas porque ela confiou em Deus, ela foi poupada durante a conquista de Jericó, então recebeu uma honra ainda maior. Ela se tornou a mãe de Boaz, que se casou com Rute, a trisavô de Davi, tornando-se assim um ancestral do Senhor Jesus Cristo (Mt 1: 5).
Sugestões de Oração
Louve a Deus por receber até mesmo o mais vil pecador que se volta para Ele em fé.
Para estudo adicional
Leia tudo sobre Raabe em Josué 2: 1-24, 6: 22-25 e Tiago 2:25.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas