A Esperança Que Assegura

"A fé é a certeza das coisas que se esperam" (Hb 11: 1).

A fé é a base sólida sobre a qual nos posicionamos enquanto aguardamos o cumprimento das promessas de Deus.
Um homem idoso que, em seu septuagésimo quinto aniversário, recebeu um convite para sobrevoar a pequena cidade da Virgínia Ocidental, na qual ele passara a vida inteira. Embora nunca tivesse voado antes, o homem aceitou a oferta graciosa.
Depois de circular a cidade por cerca de vinte minutos, o piloto seguramente retornou seu passageiro ao chão. O neto do homem o cumprimentou animadamente, perguntando: "Você estava com medo, vovô?" "Não", ele respondeu timidamente, "mas eu nunca baixei todo o meu peso."
Ao contrário daquele avô hesitante, a verdadeira fé confia plenamente em seu objetivo. Para o cristão, isso significa descansar em Deus e em Suas promessas. Essa é a principal característica de cada indivíduo fiel listado em Hebreus 11. Todos eles acreditavam em Deus e respondiam de acordo.
As pessoas freqüentemente confundem fé com um desejo melancólico de que algo, por mais improvável que seja, venha a acontecer no futuro. Mas a "garantia" em Hebreus 11: 1 fala de essência e realidade - a coisa real, em oposição à mera aparência. A fé, então, envolve certeza absoluta.
Por exemplo, os santos do Antigo Testamento tinham a promessa de um Messias vindouro que tiraria o pecado. Eles acreditavam em Deus, mesmo que o entendimento deles sobre o Messias fosse incompleto e um pouco vago. Eles sabiam que suas esperanças seriam cumpridas, e essa garantia dominou suas vidas.
É o mesmo para os crentes do Novo Testamento. Pedro disse: "Embora você não tenha visto [Cristo], você O ama, e apesar de não vê-lo agora, mas crer nele, você se regozija muito com a alegria inexprimível e cheia de glória, obtendo como resultado de sua fé salvação das vossas almas "(1 Pe 1: 8-9).
A tendência natural do homem é confiar apenas nas coisas que ele pode ver, ouvir, tocar ou provar. Mas nossos sentidos físicos podem mentir, ao passo que Deus não pode (Tito 1: 2). Muito melhor acreditar em Deus e confiar em Suas promessas.
Sugestões de Oração
Quais promessas de Deus são especialmente significativas para você hoje? Agradeça-o por eles e reafirme seu compromisso de viver com base na Sua Palavra.
Para estudo adicional
Skim Hebreus 11 e observe todas as promessas divinas que você encontra lá. Para obter uma compreensão mais completa de cada um, encontre outras referências bíblicas que mencionem as mesmas promessas.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas