Adorando a Deus da sua maneira
"Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim" (Hb 11: 4).
A verdadeira adoração requer que venha a Deus da maneira Dele.
No coração de toda religião falsa está a noção de que o homem pode se aproximar de Deus por qualquer meio que escolha - meditando, fazendo boas obras, e assim por diante. Mas a Escritura diz: "Não há outro nome debaixo do céu que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos que ser salvos" (Atos 4:12). Esse nome é Jesus Cristo, e chegamos a Ele confessando e nos arrependendo de nossos pecados, confiando em Sua morte expiatória na cruz e afirmando Sua ressurreição corporal da sepultura (cf. Rom. 10: 9-10). Não há outro caminho para Deus.
Séculos antes da morte de Cristo, Deus providenciou um meio de adoração e sacrifício. Gênesis 4: 3-5 diz: "Aconteceu, no decorrer do tempo, que Caim ofereceu uma oferta ao Senhor do fruto da terra. E Abel, de sua parte, também trouxe os primogênitos de seu rebanho e de sua gordura." E o Senhor atentou para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou ”.
Aparentemente, Deus havia designado um tempo especial para o sacrifício, porque "no decorrer do tempo" (v. 3) significa literalmente "no final dos dias" - no final de um certo período de tempo. Além disso, Ele iniciou um padrão particular de adoração e sacrifícios. Caso contrário, Caim e Abel não saberiam nada sobre como isso seria feito.
Deus exigiu uma oferta de sangue pelo pecado. Abel veio em fé, reconheceu seu pecado e fez o sacrifício apropriado. Sua oferta foi melhor do que a de Caim, porque Caim negligenciou o sacrifício prescrito, demonstrando assim sua relutância em se submeter a Deus e lidar com seu pecado.
Não havia nada intrinsecamente errado com a oferta de Caim. Ofertas de grãos, frutas ou vegetais foram incluídas no pacto Mosaico. Mas a oferta pelo pecado tinha que vir primeiro. Como tantos hoje, Caim erroneamente assumiu que poderia se aproximar de Deus em seus próprios termos. Ao fazê-lo, ele se tornou o pai de todas as falsas religiões, e seu nome tornou-se sinônimo de rebelião e apostasia (cf. Judas 11).
Sugestões de Oração
- Agradeça a Deus por fornecer graciosamente a salvação pela fé em Jesus Cristo.
- Tenha cuidado para nunca se aproximar Dele irreverente ou presunçosamente.
Para estudo adicional
Leia Judas 11. Como Jude descreveu os falsos mestres de seus dias?
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.