Caminhando com Deus

 

"Enoque andou com Deus" (Gênesis 5:24).
Caminhar com Deus inclui reconciliação, obediência do coração e fé contínua.
Quando a Escritura fala de andar com Deus, está se referindo ao modo de vida de alguém. Por exemplo, Paulo orou para que os crentes colossenses (e nós) ficassem cheios do conhecimento da vontade de Deus em toda a sabedoria e entendimento espiritual, para que pudessem andar (viver) de uma maneira digna do Senhor (Cl 1: 9- 10). Aos Efésios ele disse: "Não caminhem mais como os gentios também andam, na futilidade de sua mente ... [sejam] imitadores de Deus, como filhos amados, e andem em amor, assim como também Cristo amou" (Efésios 4:17; 5: 1-2).
O Antigo Testamento descreve Enoque como um homem que andou com Deus. Embora relativamente pouco seja dito sobre esse homem especial, podemos derivar implicações de sua vida que nos ajudarão a entender melhor o que significa andar com Deus.
Primeiro, a caminhada de Enoque com Deus implica reconciliação. Amós 3: 3 diz: "Os dois andam juntos, a menos que tenham concordado em fazê-lo?" (NIV) Duas pessoas não podem ter uma comunhão íntima, a menos que concordem. Obviamente, Enoque não foi rebelde para com Deus, mas foi reconciliado com Ele através da fé.
Segundo, andar com Deus implica serviço amoroso. Segundo João 6 diz: "Isto é amor, que andemos segundo os Seus mandamentos". Obedecemos a Cristo, mas nossa obediência é motivada pelo amor, não pelo legalismo ou pelo medo da punição.
Terceiro, uma caminhada piedosa implica continuar a fé, "porque andamos por fé e não por vista" (2 Co 5: 7). Colossenses 2: 6-7 acrescenta: "Assim como você recebeu a Cristo Jesus, o Senhor, assim ande nele, tendo sido firmemente enraizado e agora sendo edificado Nele e estabelecido em sua fé". Pela graça Enoque acreditou em Deus e agradou a Ele toda a sua vida.
Os que mais te conhecem te vêem como alguém que anda com Deus? Eu confio em Afinal, essa é a marca distintiva de um verdadeiro crente: "Aquele que diz que permanece Nele, deve andar como Ele andou" (1 João 2: 6).
Sugestões de Oração
Louve a Deus por conceder a reconciliação, a fé e o amor que permitem que você ande com Ele dia a dia.
Para estudo adicional
O que os seguintes versículos ensinam sobre sua caminhada cristã: Romanos 8: 4; Gálatas 5:16; Efésios 2:10; 1 Tessalonicenses 2:12; e 1 João 1: 7?

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas