Tendo a humilhação de Cristo


Moisés considerou "o opróbrio de Cristo riquezas maiores do que os tesouros do Egito; pois ele estava olhando para a recompensa. Pela fé ele deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ele suportou, como vendo aquele que é invisível" (Heb 11: 26-27).

Quando você sofre por Cristo, você carrega Sua reprovação.
Como Moisés, que viveu 1.500 anos antes de Cristo, suportou Seu opróbrio? Cristo é a forma grega do título hebraico Messias , o Ungido. Muitas personalidades do Antigo Testamento foram mencionadas como sendo ungidas para o serviço especial ao Senhor. Alguns sugeriram que Moisés estava pensando em si mesmo como um tipo de messias, pois ele libertou seu povo do cativeiro egípcio. Eles traduziriam o versículo 26 como "considerando o opróbrio de seu próprio messianismo como o libertador de Deus".
No entanto, parece melhor ver esse versículo como uma referência ao próprio Jesus, o futuro grande Libertador. Não sabemos quanto conhecimento Moisés teve de Jesus, mas certamente foi mais do que Abraão, de quem Jesus disse: "Abraão regozijou-se ao ver o meu dia, e ele viu e se alegrou" (João 8:56).
O Messias sempre foi identificado com o Seu povo. Quando eles sofrem por causa da justiça, eles sofrem em Seu lugar. É por isso que Davi disse: "As afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim" (Sl 69: 9). Falando de uma perspectiva do Novo Testamento, Paulo fez uma afirmação similar: "Eu carrego no meu corpo as marcas de Jesus" (Gl 6:17).
Há também um sentido em que Cristo sofre com o Seu povo. Quando Jesus confrontou Paulo, que estava perseguindo pesadamente a igreja, Ele disse: "Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo? ... Eu sou Jesus a quem você está perseguindo" (Atos 9: 4-5).
Moisés escolheu dar as costas à casa do Faraó e se identificar com o povo de Deus porque ele sabia que o sofrimento por Cristo era muito melhor do que desfrutar das riquezas do Egito. Em algum momento você também será perseguido por causa de Cristo (2Tm 3:12), então esteja preparado. Quando esse tempo chegar, siga o exemplo de fé e coragem de Moisés, sabendo que Deus será seu escudo e sua recompensa (cf. Gn 15: 1).
Sugestões de Oração
Siga os exemplos dos apóstolos agradecendo a Deus pelo privilégio de suportar uma pequena porção do opróbrio que o mundo visa a Cristo (Atos 5: 27-41).
Para estudo adicional
Memorize 27: 1 do salmo como uma fonte de incentivo ao enfrentar a dificuldade.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas