Repreendendo o mundo

"Pela fé Noé (...) condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça segundo a fé" (Hb 11: 7).

Suas ações e palavras devem repreender nossa sociedade sem deus.
Gênesis 6: 5 diz: "O Senhor viu que a maldade do homem era grande na terra, e que toda a intenção dos pensamentos de seu coração era apenas má continuamente". Antes de julgar a sociedade mais maligna e corrupta da história, Deus designou Noé para construir uma arca, que se tornou um símbolo de vida e salvação para todos os que criam em Deus. Para aqueles que não acreditavam, isso representava morte e julgamento iminentes.
Concomitante com a construção da arca, Noé pregou sobre o julgamento vindouro. Pedro o chamou de "pregador da justiça" (2 Pedro 2: 5), e cada tábua que ele cortava e pregava era uma ilustração viva da urgência de sua mensagem.
O aviso de Deus foi severo e Sua mensagem horrível, mas Sua paciência e misericórdia prevaleceram por 120 anos. Como Pedro disse: "A paciência de Deus continuou esperando nos dias de Noé, durante a construção da arca" (1 Pedro 3:20). O povo teve amplo aviso de julgamento, mas eles escolheram desconsiderar a mensagem de Noé.
Por mais triste que seja o relato do dia de Noé, talvez a maior tragédia seja que a atitude do homem para com Deus não mudou desde então. Jesus disse: "A vinda do Filho do Homem será como nos dias de Noé. Porque, como naqueles dias que estavam antes do dilúvio, comiam e bebiam, estavam casando e dando em casamento, até o dia em que Noé entrou a arca, e eles não entenderam até que o dilúvio veio e levou todos eles, assim será a vinda do Filho do Homem "(Mateus 24: 37-39).
Como Noé, você deve proclamar a justiça para uma geração perversa e má por suas obras e sua vida. Seja fiel mesmo se as pessoas não quiserem ouvir. Após 120 anos de trabalho diligente e pregação fiel de Noé, apenas oito pessoas entraram na arca. Mas os propósitos de Deus foram cumpridos e a raça humana foi preservada.
Sugestões de Oração
Às vezes você encontrará pessoas que zombam do julgamento de Deus e zombam de seu testemunho. Não desanime. Ore por eles e esteja disponível para ministrar a eles sempre que possível.
Para estudo adicional
Leia 2 Pedro 3. Que efeito a perspectiva de julgamento futuro deve ter sobre seu comportamento atual?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas