O Primeiro Discípulo

"Caim trouxe uma oferta ao Senhor do fruto da terra. E Abel ... trouxe das primícias de seu rebanho e de suas porções de gordura. E o Senhor tinha respeito por Abel e por sua oferta, mas por Caim e por sua oferta Ele não teve consideração "(Gn 4: 3-5).

O verdadeiro discipulado é caracterizado pela obediência à Palavra de Deus.
Em João 8:31, Jesus fez uma importante declaração a um grupo de pessoas que demonstravam interesse por Ele: "Se você permanece em Minha palavra, então você é verdadeiramente meu discípulo". Infelizmente, eles rejeitaram Suas palavras, provando serem menos que verdadeiros discípulos. Jesus passou a explicar por que: "Aquele que é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso você não os ouve, porque você não é de Deus" (v. 47). Eles ouviram, mas não ouviram. Eles estavam interessados, mas não verdadeiramente comprometidos. Eles eram ouvintes da Palavra, mas não praticantes (Tiago 1:22).
Em contraste, Abel fez o que Deus lhe disse para fazer. Ele foi, na verdade, o primeiro discípulo. Ele provavelmente era uma pessoa melhor que Caim - mais amigável, moral e confiável - mas não é por isso que Deus aceitou seu sacrifício e rejeitou o de Caim. Abel confiou em Deus, e sua fé foi contada como justiça. Como Abraão, cuja fé foi evidenciada por sua disposição em obedecer a Deus e sacrificar seu filho Isaac (Tiago 2: 21-22), a fé de Abel foi evidenciada em sua oferta obediente. Ele não confiava em sua própria bondade, mas reconhecia seu pecado e fazia o sacrifício prescrito.
Talvez Deus tenha indicado sua aceitação do sacrifício de Abel consumindo-o com fogo, como fez em outras ocasiões nas Escrituras (Jz 6:21; 1 Reis 18:38). Mas, seja qual for o meio que Ele usou, Deus fez seu prazer conhecido por Abel.
A breve vida de Abel transmite uma mensagem simples de três pontos: devemos nos aproximar de Deus pela fé; devemos receber e obedecer a Palavra de Deus; e o pecado traz sérias conseqüências. Se você ouvir e prestar atenção a essa mensagem, você trilhará o caminho do verdadeiro discipulado e terá a certeza do prazer de Deus.
Sugestões de Oração
Faça do seu objetivo agradar ao Senhor em tudo que você faz hoje. Busque Sua sabedoria e graça para fazê-lo fielmente.
Para estudo adicional
Leia esses versículos, observando o que eles dizem sobre agradar a Deus: 2 Coríntios 5: 9; Efésios 5: 6-10; Filipenses 2: 12-13; Hebreus 11: 6; e Hebreus 13: 15-16, 20-21.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas