Rejeitando os prazeres passageiros do mundo

"Pela fé Moisés, quando cresceu, recusou-se a ser chamado de filho da filha de Faraó; preferindo suportar os maus-tratos com o povo de Deus, do que desfrutar os prazeres passageiros do pecado" (Heb. 11: 24- 25).

O mundo tem pouco a oferecer em comparação com as riquezas de Cristo.
Por quarenta anos, Moisés desfrutou do melhor de tudo que o Egito tinha para oferecer: riqueza formidável, cultura, educação e prestígio (At 7:22). No entanto, ele nunca esqueceu as promessas de Deus para com seu próprio povo, Israel.
Então, "quando ele estava se aproximando da idade de quarenta anos, entrou em sua mente para visitar seus irmãos, os filhos de Israel. E quando ele viu um deles sendo tratado injustamente, ele o defendeu e se vingou dos oprimidos, derrubando o Egípcio. E ele supôs que seus irmãos entendiam que Deus lhes estava concedendo libertação, mas eles não entenderam "(vv. 23-25).
De alguma forma Moisés sabia que ele deveria libertar seu povo da opressão egípcia. Embora fossem quarenta anos antes de estar totalmente preparado para a tarefa, pela fé abandonou os prazeres e o prestígio do Egito e suportou maus-tratos contra o povo escolhido de Deus.
Humanamente falando, Moisés fez uma escolha cara. Ele parecia estar sacrificando tudo por nada. Mas o oposto era muito mais o caso desde que Moisés considerou "a opróbrio de Cristo riquezas maiores do que os tesouros do Egito; pois ele estava olhando para a recompensa [maior]" (Hb 11:26).
Às vezes, a obediência a Cristo parece muito custosa, especialmente quando as pessoas más prosperam, enquanto muitas que servem fielmente a Deus sofrem com a pobreza e a aflição. Asafe, o salmista, lutou com a mesma questão: "Eis que estes são os ímpios; e sempre à vontade aumentaram em riqueza. Seguramente em vão tenho guardado meu coração puro" (Sl 73: 12-13).
Mas tenha certeza de que as recompensas eternas de Cristo superam em muito os prazeres passageiros do pecado. Os ímpios só têm juízo e inferno para esperar; você tem glória e céu. Portanto, escolha sempre a obediência e confie em Deus para guiar suas escolhas, assim como Ele fez com Moisés.
Sugestões de Oração
  • Louve a Deus que os justos serão um dia totalmente recompensados.
  • Busque a graça de Deus para ser obediente quando você se deparar com escolhas difíceis.
Para estudo adicional
Leia o relato de Estêvão sobre Moisés em Atos 7: 20-39.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas