De Jacó a Israel


"Pela fé Jacó, enquanto estava morrendo, abençoou cada um dos filhos de José e adorou" (Hb 11:21).

A vida de Jacó tipifica a peregrinação espiritual do egoísmo à submissão.
A vida de Jacó pode ser delineada em três fases: uma bênção roubada, um compromisso condicional e uma súplica sincera.
Desde o início, foi intenção de Deus abençoar Jacó de uma maneira especial. Mas Jacó, cujo nome significa "trapaceiro", "suplantador" ou "usurpador", enganou seu pai para abençoá-lo em vez de seu irmão mais velho, Esaú (Gn 27: 1-29). Como resultado, Jacó teve que fugir de Esaú e passar catorze anos pastoreando rebanhos para seu tio Labão.
Como Jacó viajou para a casa de Labão, Deus apareceu para ele em um sonho (Gn 28: 10-22) e fez dele o recipiente das promessas da aliança feitas primeiramente a seu avô, Abraão, e depois a seu pai, Isaque.
A resposta de Jacó é reveladora, pois ele "fez um voto, dizendo: 'Se Deus estiver comigo e me manter nesta jornada que eu tomar, e me dará comida para comer e vestes para usar, e eu voltarei para a casa de meu pai casa em segurança, então o Senhor será meu Deus ”(vv. 20-21, ênfase adicionada). O voto condicional de Jacó dizia com efeito: "Deus, se você me der o que eu quero, serei seu homem".
Apesar dos motivos egoístas de Jacó, Deus o abençoou, mas Ele o humilhou também. No momento em que ele deixou a casa de Labão, Jacó estava pronto para ceder à vontade de Deus sem reservas. Observe sua mudança de coração em Gênesis 32:10: "Eu sou indigno de toda a benignidade e de toda a fidelidade que Tu me mostraste".
Então o Senhor apareceu na forma de um homem e lutou com Jacob a noite toda (v. 24). Jacó recusou deixá-lo ir até receber uma bênção. Isso não foi um pedido egoísta, mas um que veio de um coração dedicado a ser tudo o que Deus queria que ele fosse. Foi quando o Senhor mudou o nome de Jacó para "Israel", que significa "ele luta ou persiste com Deus".
Como Abraão e Isaque antes dele, Jacó nunca viu o cumprimento das promessas da aliança de Deus. No entanto, em sua jornada espiritual de Jacó a Israel, do egoísmo à submissão, ele aprendeu a confiar em Deus e a esperar por Seu tempo perfeito.
Sugestões de Oração
Ore para que a graça busque consistentemente a vontade de Deus e paciência para esperar em Seu tempo perfeito.
Para estudo adicional
Leia a história de Jacó em Gênesis 27-35.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas