A Humildade de Jesus na Morte

 “Ele se humilhou tornando-se obediente até a morte, e até a morte numa cruz” (Filipenses 2: 8).

Em Seu sofrimento e morte, Jesus é nosso exemplo supremo de humildade.
Nós naturalmente reagimos à injustiça com mágoa profunda e uma afirmação de nossos direitos. Mas a resposta de Jesus aos seus acusadores não incluiu uma palavra de defensiva furiosa. Mateus 27: 12-14 nos diz: “E enquanto estava sendo acusado pelos principais sacerdotes e anciãos, Ele não deu resposta. Então Pilatos lhe disse: Não ouves quantas coisas testificam contra ti? E ele não respondeu a ele em relação a uma única acusação, de modo que o governador ficou bastante surpreso ”.
Mais tarde, durante seu julgamento simulado, Jesus continuou a se humilhar. Ele aceitou o abuso dos homens pecadores quando eles O açoitavam, tiravam o manto, plantavam uma coroa de espinhos na cabeça, zombavam dele, cuspiam nele e batiam nele com uma cana. Cristo nem sequer exigiu Seus direitos quando foi condenado à morte e forçado a caminhar até o Calvário seminu com uma cruz nas costas.
O versículo de hoje ressalta o aspecto mais chocante da humilhação de Cristo: o tipo de morte que Ele morreu. Ele suportou a crucificação, a forma mais cruel de morte já concebida. Os romanos usaram para executar escravos rebeldes e os piores criminosos. Porque Ele era o Rei dos Judeus, a morte de Jesus na cruz foi vista como especialmente horrível pelo Seu povo. Os judeus há muito sabiam o que a Lei de Moisés dizia: "Aquele que é enforcado [em uma árvore] é amaldiçoado por Deus" (Deuteronômio 21:23). Do ponto de vista de todos, o Filho de Deus sofreu o máximo em degradação humana.
Mas, apesar do tratamento detestável que Ele sofreu, Cristo graciosamente e amorosamente morreu por pecadores como você e eu. Tal exemplo de humildade abnegada deve motivar-nos, Seus seguidores, ao ministrar aos outros, “visto que também Cristo sofreu por você, deixando-lhe um exemplo para você seguir Seus passos” (1 Pedro 2:21).
Sugestões de Oração
Agradeça que o exemplo de humildade de Jesus se estendeu até a Sua disposição de redimir você.
Para estudo adicional
  • Leia um dos relatos evangélicos do sofrimento e da morte de Jesus (Mt 26-27; Mc 14-15; Lc 22-23; Jo 18-19). Registre algumas observações sobre Sua atitude geral durante a provação.
  • Em que situações e maneiras Ele mostra humildade?
  • Se você tiver tempo, compare e contraste duas das contas.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas