Resolvendo o maior problema do homem

"Perdoa-nos as nossas dívidas" (Mateus 6:12).

O perdão remove a culpa e a penalidade do pecado e restaura a intimidade com Deus.
O maior problema do homem é o pecado. Isso o torna espiritualmente morto, o afasta de Deus e de seus semelhantes, atormenta-o com culpa e medo, e pode eventualmente condená-lo ao inferno eterno. A única solução é o perdão - e a única fonte de perdão é Jesus Cristo.
Todo pecado é punido com a morte (Romanos 6:23), mas Cristo levou os pecados do mundo, tornando assim possível ser perdoado e ter a vida eterna pela fé Nele (João 3:16). Que realidade gloriosa!
As Escrituras falam de dois tipos de perdão: judicial e parental. O perdão judicial vem de Deus, o juiz justo, que apagou o seu pecado do registro e libertou-o de sua punição e culpa. No momento de sua salvação, Ele perdoou todos os seus pecados - passado, presente e futuro - e os declarou justos por toda a eternidade. É por isso que nada pode separar você do amor de Cristo (Rm 8: 38-39).
O perdão dos pais é concedido aos crentes por seu amoroso Pai celestial, quando eles confessam seus pecados e buscam Sua purificação. Esse é o tipo de perdão de que Jesus fala em Mateus 6:12.
Quando uma criança desobedece ao pai, a relação pai / filho não é cortada. A criança ainda é um membro da família e há um sentido em que ele já é perdoado porque está sob o guarda-chuva do amor paternal de seu pai. Mas parte da intimidade de seu relacionamento é perdida até que a criança busque o perdão.
Essa é a ideia em Mateus 6:12. Os pecados que você comete como um crente não roubam sua salvação, mas afetam seu relacionamento com Deus. Ele ainda o ama e sempre será seu Pai, mas a intimidade e a doce comunhão que você conheceu estão comprometidas até que você busque a reconciliação confessando seus pecados.
Como cristão, você é judicialmente perdoado e nunca entrará em condenação. Mas nunca presuma dessa graça. Faça da confissão parte de suas orações diárias, para que o pecado jamais corra seu relacionamento com o Pai Celestial.
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pelo perdão judicial de todos os seus pecados.
  • Peça a Ele para ajudá-lo a manter a alegria de seu relacionamento com Ele, lidando rapidamente com qualquer pecado que surja em sua vida.
Para estudo adicional
Leia Salmos 32: 1-7.
  • Como Davi se sentiu em relação ao perdão?
  • O que aconteceu com Davi antes de ele confessar seu pecado?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas