Colocando os outros acima de você

“Não faça nada do egoísmo ou da presunção vazia, mas com humildade de espírito, cada um de vocês considere um ao outro como mais importante do que ele mesmo” (Filipenses 2: 3).

Uma maneira importante de evitar o partidarismo na igreja é considerar os outros membros como mais importantes do que você.
“Humildade da mente” é uma expressão distintiva do Novo Testamento. Havia termos semelhantes em escritos seculares, mas nenhum que se encaixasse exatamente nos propósitos dos escritores do Novo Testamento. Uma forma da palavra grega foi usada para descrever a mentalidade de um escravo. Era um termo de escárnio, significando qualquer um que fosse considerado básico, comum, pobre ou baixo. Entre os pagãos antes do tempo de Cristo, a humildade nunca foi uma característica a ser procurada ou admirada. Assim, o Novo Testamento introduziu um conceito radicalmente novo.
Em Filipenses 2: 3, Paulo define “humildade da mente” simplesmente como ver os outros como mais importantes que você. Mas com que frequência realmente consideramos os outros dessa maneira? Freqüentemente, mesmo dentro da igreja, pensamos exatamente o oposto do que Paulo ordena. Por exemplo, às vezes somos propensos a criticar aqueles com quem ministramos. É naturalmente mais fácil falarmos de suas falhas e fracassos do que de nos referirmos aos nossos.
Mas a atitude de Paul foi diferente. Ele conhecia bem seu próprio coração para se considerar o pior dos pecadores: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, entre os quais eu sou o principal de todos” (1 Timóteo 1:15). O apóstolo também foi humilde o suficiente para perceber que em sua própria força ele não era digno do ministério para o qual ele havia sido chamado: "Eu sou o menor dos apóstolos, que não são aptos para ser chamado apóstolo" (1 Coríntios. 15: 9).
Seu conhecimento dos pecados e graças dos outros é baseado em suas palavras e ações externas, não naquilo que você pode ler em seus corações. Mas você, como Paulo, conhece seu próprio coração e suas falhas pecaminosas (cf. Rom. 7). Isso deve tornar muito mais fácil respeitar e honrar os outros antes de você mesmo. E quando você faz isso, você está ajudando a impedir o partidarismo em sua igreja e contribuindo para a edificação de outros crentes.
Sugestões de Oração
Examine sua vida e peça a Deus para ajudá-lo a se afastar de qualquer coisa que esteja impedindo você de “humildade mental”.
Para estudo adicional
Leia Gênesis 13 e observe o que aconteceu entre Abraão e seu sobrinho Ló. Como Deus tranquilizou Abraão depois de sua benevolência para com Ló?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas