Lidando com o pecado
"Perdoa-nos as nossas dívidas" (Mateus 6:12).
Os crentes confessam seus pecados; os incrédulos negam a deles.
Os cristãos lutam contra o pecado. Isso certamente não é uma surpresa para você. À medida que você amadurece em Cristo, a freqüência do seu pecado diminui, mas a sua sensibilidade aumenta. Isso não significa que você é mais facilmente tentado, mas que você está mais consciente das sutilezas do pecado e de como isso desonra a Deus.
Algumas pessoas acham que você nunca deve confessar seus pecados ou pedir perdão, mas o Senhor nos instruiu a fazê-lo quando Ele nos disse para orar: "Perdoa-nos as nossas dívidas" (Mt 6:12). Essa é a oração do crente pelo perdão do Pai.
João disse: "Se dissermos que não temos pecado, estamos nos enganando, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós "(1 João 1: 8-10). Essa passagem não nos diz como sermos salvos, como muitos ensinaram. Ela nos diz como distinguir os crentes dos incrédulos: os crentes confessam seus pecados; incrédulos não.
A frase "perdoa-nos" em Mateus 6:12 implica a necessidade de perdão. "Dívidas" traduz uma palavra grega que foi usada para falar de uma dívida moral ou monetária. Em Mateus 6:12, refere-se aos pecados. Quando você peca, você deve a Deus uma conseqüência ou uma dívida porque você violou Sua santidade.
Quando você peca como um crente, você não perde sua salvação, mas você enfrentará o castigo de Deus se você não se arrepender. Hebreus 12 diz: "Aqueles a quem o Senhor ama, Ele disciplina, e açoita a todos os filhos que Ele recebe ... Ele nos disciplina para o nosso bem, para que possamos compartilhar a Sua santidade" (vv. 6, 10).
Se você está abrigando o pecado, confesse agora e permita que Deus o limpe e use hoje para a Sua glória.
Sugestões de Oração
Escreva por que o perdão de Deus é importante para você e depois expresse esses pensamentos para Ele em louvor.
Para estudo adicional
Leia o Salmo 38.
- Que doenças físicas e emocionais David experimentou como resultado de seu pecado?
- Qual foi a atitude dele em relação a Deus quando ele confessou seu pecado?
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.