Perdoando como você está perdoado

 "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como também perdoamos aos nossos devedores... Porque, se perdoardes os homens pelas suas transgressões, o vosso Pai celestial também vos perdoará. Mas se não perdoardes os homens, o vosso Pai não perdoará as vossas transgressões. "(Mateus 6:12, 14-15).

Um cristão que é incapaz de perdoar é uma contradição em termos.
É possível confessar seus pecados e ainda não conhecer a alegria do perdão. Como? Não perdoar os outros! O educador cristão J. Oswald Sanders observou que Jesus nos mede pelo padrão que usamos nos outros. Ele não disse: "Perdoa-nos porque perdoamos os outros", mas "Perdoa-nos, assim como nós perdoamos os outros".
Um cristão implacável é uma contradição em termos porque somos os perdoados! Efésios 4:32 diz: "Amem uns aos outros, de coração bondoso, perdoando uns aos outros, assim como Deus em Cristo também te perdoou." Deus nos perdoou uma dívida incomensurável, nos salvando dos horrores do inferno eterno. Isso deve ser motivação suficiente para perdoar qualquer ofensa contra nós, mas alguns cristãos ainda guardam rancor.
Aqui estão três passos práticos para lidar com o pecado da falta de perdão. Primeiro, confesse e peça ao Senhor para ajudá-lo a consertar o relacionamento em questão. Segundo, vá até a pessoa, peça perdão e busque a reconciliação. Você pode descobrir que ele ou ela não estava ciente da ofensa. Terceiro, dê à pessoa algo que você valoriza muito. Esta é uma abordagem muito prática, baseada no ensinamento do nosso Senhor: onde está o seu tesouro, aí também estará o seu coração (Mt 6:21). Sempre que eu dou um livro ou outro presente para alguém que me ofendeu, senti uma grande sensação de liberdade em meu espírito. Além disso, minha alegria é agravada porque sinto a alegria de dar e também a alegria de perdoar.
Nunca deixe um rancor entre você e outra pessoa. Isso roubará toda a alegria do perdão de Deus.
Sugestões de Oração
Antes de orar, examine seu coração. Se você nutre amargura em relação a outra pessoa, siga o procedimento acima. Então ore, agradecendo ao Senhor pela alegria da reconciliação.
Para estudo adicional
Leia a parábola do servo em Mateus 18: 21-35.
  • Que pergunta levou a parábola?
  • Como o rei respondeu ao pedido do seu servo?
  • O que o servo fez mais tarde? Por que isso estava errado?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas