A humilde identificação de Jesus com os pecadores

“. Esvaziou-se, assumindo a forma de servo, e sendo feito à semelhança dos homens. E sendo encontrado na aparência como homem, Ele Se humilhou tornando-se obediente até a morte, e até a morte na cruz ”(Filipenses 2: 7-8).

Exceto pelo pecado, Jesus experimentou as coisas cotidianas de um homem normal; mas muitas vezes ele não foi apreciado como o homem-Deus.
Jesus podia entender o que as pessoas ao seu redor estavam lidando porque ele vivia sob as mesmas condições. Ele também pode se identificar conosco hoje. É verdade que Ele nunca se casou, nunca foi para a faculdade e nunca usou um computador ou videocassete. Mas Ele ainda tem um conhecimento perfeito sobre essas coisas e muito mais. O ponto é, Cristo sabe em primeira mão sobre nossas necessidades físicas e emocionais básicas porque Ele realmente viveu e trabalhou em um mundo afetado pela Queda.
Mas havia um elemento do nosso mundo em que Jesus não participou: pecado. A conclusão de Hebreus 4:15 diz que Ele foi “tentado em todas as coisas como somos, mas sem pecado”. Mesmo que Jesus nunca tenha pecado, Ele conhece as lutas e tentações que enfrentamos diariamente. Caso contrário, Ele não poderia ser o Sumo Sacerdote compreensivo que a primeira parte do verso 15 menciona.
Embora Jesus fosse um homem que se identificava profundamente com aqueles a quem Ele veio para servir, as pessoas ao seu redor não viam naturalmente a coisa mais importante sobre ele. Filipenses 2: 8 vê Jesus da perspectiva dessas pessoas. Diz que Sua aparência humana era tão autêntica que a maioria deles não sabia que Ele também era Deus. Muitos deles simplesmente não podiam aceitar que um homem como Jesus também pudesse ser mais elevado do que eles: “Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como diz ele agora: Desci do céu? ”(João 6:42).
A íntima identificação de Cristo com a humanidade provocou uma resposta trágica para pessoas como as de João 6. Mas para nós, Sua humildade é um grande modelo e um sentimento sincero de que Ele era perfeitamente homem e perfeitamente Deus.
Sugestões de Oração
Graças a Deus, você pode se aproximar Dele livremente em oração através de Jesus, que pode se identificar tão intimamente com todas as nossas lutas como seres humanos.
Para estudo adicional
Leia João 11: 1-45, que descreve a morte e ressurreição de Lázaro. Como Jesus demonstrou Sua humanidade e divindade aos discípulos e outras testemunhas oculares?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas