Inimigos da Humildade: partidarismo
“. . . Para que nenhum de vós se torne arrogante em favor de um contra o outro ”(1 Coríntios 4: 6).
A genuína humildade entre os cristãos não deixará espaço para o partidarismo arrogante.
A igreja de Corinto foi uma ilustração notória do pecado do partidarismo entre os crentes. Seu partidarismo - alguns membros alegavam lealdade a Paulo, alguns a Apolo e alguns a Cefas (Pedro) - eram essencialmente causados pelo orgulho. Paulo, como autor de 1 Coríntios, se opunha vigorosamente a esse orgulho de divisões, como Apolo e Pedro teriam.
Os crentes coríntios tinham motivos para ser gratos a Deus por enviar-lhes líderes de qualidade. E era correto para aqueles em Corinto respeitar e honrar seus anciãos espirituais. As escrituras dizem: “Apreciem os que diligentemente trabalham entre vós e se encarregam de vós no Senhor e vos dão instruções” (1 Tessalonicenses 5:12). No entanto, os coríntios foram muito além da Palavra de Deus e exaltaram os líderes pelo orgulho de si mesmos, dos seguidores, criando assim seitas partidárias.
Tal espírito partidário, mesmo em favor de líderes piedosos, sempre leva à hostilidade em relação a outros servos fiéis de Deus. E a motivação por trás de tudo isso é o orgulho, que é essencialmente ter uma visão (arrogante) inflada de si mesmo, que diz “eu sou para mim”. Quando o orgulho governa as operações de qualquer igreja, a humildade é esquecida e a harmonia e companheirismo são inevitavelmente dilacerados.
Você pode ajudar a prevenir ou neutralizar o partidarismo simplesmente considerando que todos os benefícios diários que você toma como garantidos - comida, moradia, vestuário, emprego, família - são seus por causa da bondosa providência de Deus. E se você é um cristão, você tem a vida eterna, a Palavra de Deus, dons espirituais e muitas outras bênçãos que são todas da graça. O apóstolo Tiago nos lembra: “Toda boa dá e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes” (Tiago 1:17).
Então, novamente, vemos que Deus nos dá todas as razões para ser humilde e não deixa lugar para o orgulho e o partidarismo. Se você tem um bom pastor e bons anciãos ou diáconos, humildemente agradeça a Deus por eles. Você e seus líderes são todos mordomos de Deus, confiados por um curto período de tempo para servi-Lo com Seus recursos.
Sugestões de Oração
Ore para que o Senhor ajude você a ser uma influência positiva para a humildade e a harmonia, e não para o orgulho e o partidarismo.
Para estudo adicional
Leia Atos 14: 8-18.
- Como o povo de Lystra reagiu a Paulo e Barnabé?
- Quão difícil foi para Paulo e Barnabé corrigir os erros do povo?
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.