Nenhum orgulho de posição

“Tende em vós essa atitude que também esteve em Cristo Jesus, que, embora existisse na forma de Deus, não considerava que a igualdade com Deus fosse apreendida” (Filipenses 2: 5-6).

A vinda de Cristo à terra é o exemplo supremo para nós da humildade.
Geralmente podemos nos identificar com o que alguém mais experimentou quando passamos pela mesma coisa. Mesmo que não tenhamos passado pelo que a outra pessoa tem, talvez possamos nos relacionar porque algum dia teremos uma experiência semelhante.
No entanto, é muito mais difícil compreender o que Cristo experimentou quando se curvou de Sua elevada posição à destra de Deus para vir à Terra como homem. Nós nunca entenderemos a magnitude dessa descida porque nunca fomos e nunca seremos Deus. No entanto, a passagem de hoje apresenta, como padrão para nós, a atitude de Jesus em vir a este mundo.
Como um crente cheio do Espírito (Efésios 1: 3-5,13), o Senhor o tirou do seu pecado e lhe deu o privilégio de ser Seu filho adotivo. Assim, ele permite que você reconheça e aprecie um pouco mais o que é a humildade. Como Jesus, você terá que descer de um nível exaltado quando alcançar humildemente aqueles que não O conhecem.
Jesus estabeleceu ainda mais o padrão para nós quando Ele não viu Sua alta posição “uma coisa a ser entendida”. A altivez do chamado nunca deve ser algo que cerramos como uma possessão pessoal preciosa para explorar em benefício próprio. Essa é a atitude que esperamos ver nas pessoas mundanas de influência. Mas não deve caracterizar aqueles que afirmam seguir o padrão de Jesus.
Em contraste, se você é o discípulo de Cristo, verá mais e mais Sua humildade em sua vida. Isso ocorrerá quando você exercitar continuamente uma atitude altruísta em relação aos privilégios e posses que Ele lhe deu. Não se apegando a esses benefícios, você verdadeiramente exemplificará a atitude de Jesus e servirá mais efetivamente aos outros: “Sejam devotados uns aos outros em amor fraterno; dê preferência uns aos outros em honra ”(Rom. 12:10).
Sugestões de Oração
Ore para que, a partir de hoje, Deus lhe conceda mais e mais uma atitude de Filipenses 2: 5-6.
Para estudo adicional
Como Efésios 1 explica, você tem muito a agradecer como filho de Deus. Leia o capítulo inteiro e faça uma lista dos muitos benefícios espirituais que Paulo descreve. Tente memorizar vários versos que são particularmente impressionantes para você.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas