Inimigos da Humildade: Ambição Egoísta

“Mas Jesus respondeu e disse: 'Você não sabe o que está pedindo. Você é capaz de beber o copo que estou prestes a beber? Eles disseram-lhe: 'Somos capazes' ”(Mateus 20:22).

A ambição egoísta nas coisas espirituais mostra que somos ignorantes do caminho real para a glória de Deus.
Ontem vimos que Tiago e João, com sua mãe, colocaram uma questão corajosa de poder para o Senhor Jesus. Agora, quando Ele lhes responde, eles mostram outra atitude em desacordo com o espírito humilde: ambição egoísta.
Se o pedido de brincadeira dos irmãos era descarado, também era muito tolo. Eles não tinham a menor ideia do que estava envolvido se Jesus atendeu ao pedido deles. “O cálice que estou prestes a beber” era o seu modo de se referir ao seu sofrimento e morte. Quando Ele perguntou a Tiago e João se eles estavam preparados para beber aquela taça, Cristo estava dizendo que se você é Seu discípulo, você deve estar preparado para o sofrimento e dificuldades.
De fato, as palavras de Jesus “para beber o cálice” indicam que algo muito difícil está à frente. Essas palavras não apenas se referem ao doloroso sofrimento e morte do Salvador (Mt 26:39), mas significam que devemos permanecer no caminho até o fim, suportando tudo o que for necessário. Tiago, João e os outros discípulos inicialmente não tinham esse poder de permanência.
Tiago e João, achando que sempre iriam perseverar, declararam, com excesso de confiança: "Somos capazes". Pedro prometeu veementemente nunca abandonar o Senhor, e todos os outros discípulos repetiram essa promessa. Mas Pedro negou a Jesus três vezes, e os irmãos ambiciosos, juntamente com o restante dos discípulos, fugiram após a prisão de Jesus.
Os discípulos acabaram por terminar bem e compartilharam a “comunhão dos seus sofrimentos” (Fp 3:10). Tiago tornou-se o primeiro apóstolo martirizado e João foi exilado na ilha de Patmos. Mas tal fidelidade não foi alcançada em sua própria força, nem por suas ambiciosas manobras, mas pelo poder do Espírito. Este é um forte lembrete para nós de que nenhuma posição no reino de Deus é recompensada por causa da ambição humana egoísta, mas somente por Sua escolha soberana de “aqueles para quem foi preparado” (Mt 20:23).
Sugestões de Oração
Ore para que Deus lhe dê uma visão de serviço em Seu reino que não seja obscurecido por suas próprias ambições.
Para estudo adicional
Leia e compare os Salmos 15 e 75.
  • O que eles dizem sobre orgulho e humildade?
  • Medite em vários versos que se relacionam com esse tema.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas