A humildade do auto-esvaziamento de Jesus

"Mas esvaziou-se, assumindo a forma de servo, e sendo feito à semelhança dos homens"  (Filipenses 2: 7).

Como parte de Sua humilde descendência do céu à terra, Jesus deixou de lado o exercício de Seus divinos privilégios.
O próximo passo no padrão de humildade de Jesus quando Ele veio à Terra e viveu entre a humanidade foi o Seu esvaziamento de Si mesmo. Mas a Escritura é clara que enquanto na terra nosso Senhor clamava ser Deus: “Aquele que me viu viu o Pai” (João 14: 9). Em nenhum momento Ele deixou de ser Deus.
A palavra grega para "esvaziado" nos dá o termo teológico kenosis , a doutrina do auto-esvaziamento de Cristo. kenosis basicamente nos lembra do que vimos na lição de ontem: a humilde recusa de Jesus de se apegar às Suas vantagens e privilégios no céu. O Filho de Deus, que tem direito a tudo e está plenamente satisfeito consigo mesmo, esvaziou-se voluntariamente.
Já observamos que Jesus não se esvaziou de Sua divindade, mas deixou de lado certas prerrogativas. Por um lado, Ele desistiu de sua glória celestial. É por isso que, em antecipação de Seu retorno ao Pai, Cristo orou: “Glorifica-me junto com ti mesmo, Pai, com a glória que tive com Ti antes que o mundo existisse” (João 17: 5).
Jesus também abandonou Sua autoridade independente e se submeteu completamente à vontade do Pai: “Não como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39).
Durante seu tempo na terra, Cristo também limitou voluntariamente o uso e a exibição de Seus atributos divinos. Uma boa ilustração disso diz respeito à Sua onisciência, Seu conhecimento de todas as coisas. Ao ensinar sobre o fim dos tempos e Sua segunda vinda, Jesus disse: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai” (Mt 24:36).
O auto esvaziamento de Jesus demonstra um aspecto maravilhoso do evangelho. Ao contrário das religiões centradas no homem e das obras, o evangelho bíblico tem o Filho de Deus voluntariamente cedendo Seus privilégios para se sacrificar por pecadores como nós.
Sugestões de Oração
Ore para que você se torne mais compreensivo da humildade sacrificial que Jesus Cristo exerceu em seu favor.
Para estudo adicional
  • As escrituras não registram muito sobre a infância de Jesus. Mas a conta que temos verifica seu esvaziamento. Leia Lucas 2: 39-52. O que o versículo 47 sugere sobre a natureza de Jesus?
  • Como os versículos 51-52 exemplificam seu esvaziamento?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas