A certeza do julgamento

"Se a palavra falada através de anjos se mostrou inalterável, e toda transgressão e desobediência recebeu uma justa recompensa, como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?" (Hebreus 2: 2-3)

Há certo julgamento para todos que não recebem a Cristo como Salvador e Senhor.
Hoje a maioria acredita que Deus é um Deus de amor e graça, mas não de justiça. Uma breve olhada em Hebreus 2: 2-3 deve convencer alguém de outra forma. O argumento do autor é o seguinte: Visto que o Antigo Testamento deixa claro que a transgressão e a desobediência encontraram severa e justa punição, quanto mais será igual ou maior a punição sob o Novo Testamento, que foi revelado pelo próprio Senhor Jesus Cristo?
Tanto o Antigo como o Novo Testamento confirmam que os anjos foram instrumentais em trazer a lei (Dt. 33: 2; Atos 7:38). A lei que os anjos falaram, principalmente os Dez Mandamentos, era firme. Isso significava que se alguém infringisse a lei, a lei quebraria o infrator. A lei era inviolável; castigo por quebrar era certo.
"Toda transgressão e desobediência recebeu uma justa recompensa" (v. 2). Transgressão refere-se a atravessar uma linha - um pecado intencional e intencional. A desobediência, entretanto, refere-se à audição imperfeita - o pecado de fechar os ouvidos aos mandamentos, advertências e convites de Deus. É um pecado de negligência ou omissão, não fazer nada quando algo deve ser feito.
Hebreus 2: 2 também põe de lado a noção de que Deus não é justo. O escritor diz que todo pecado recebeu uma "justa recompensa". Deus, por sua própria natureza, é justo. Cada punição que ele punha com aqueles que O desafiavam era um impedimento para o pecado que Ele queria parar.
Deus castigou severamente a nação de Israel porque eles sabiam melhor. Isso leva ao princípio importante de que a punição está sempre relacionada a quanta verdade se conhece, mas rejeita. A pessoa que conhece o evangelho, que o entendeu e acreditou intelectualmente, mas se distancia, experimentará a mais severa punição de todos.
Sugestão para oração
Peça a Deus que lhe dê uma apreciação ainda maior da punição da qual Ele o salvou para motivá-lo a perseguir os perdidos com mais vigor.
Para estudo adicional
Leia Mateus 11: 20-24, 12: 38-42 e Lucas 12: 47-48 para descobrir a atitude de Cristo para com aqueles que conhecem a verdade e se rebelam contra ela.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas