Jesus: Nosso Grande Sumo Sacerdote

"O ponto no que foi dito é o seguinte: temos um sumo sacerdote, que se assentou à direita do trono da Majestade nos céus" (Hb 8: 1).

Como Jesus serve como nosso Sumo Sacerdote, temos acesso a Deus.
O acesso a Deus sempre foi um problema para o povo judeu. Êxodo 33:20 declara que nenhum homem pode ver a Deus e viver. Uma vez por ano, no grande Dia da Expiação (Yom Kippur), o sumo sacerdote judeu entrava no Santo dos Santos, onde a presença de Deus habitava em um sentido único, para se aproximar de Deus em nome do povo.
O pacto de Deus com Israel foi a base para a sua comunhão com Ele. E o sistema sacrificial que acompanhou a Antiga Aliança deu ao povo um ato exterior para representar seu arrependimento interior. Mas os sacrifícios deles eram incessantes porque o pecado deles era incessante. Eles precisavam de um sacerdote perfeito e sacrifício para fornecer acesso a Deus permanentemente. Isso é exatamente o que Jesus foi e fez.
Hebreus 10 diz que Jesus ofereceu Seu corpo como um sacrifício pelos pecados da humanidade de uma vez por todas, então sentou-se à direita do Pai (vv. 10, 12). Esse foi um conceito revolucionário para o pensamento judaico. Um padre de plantão nunca poderia se sentar porque seu trabalho nunca foi feito. Mas Jesus introduziu um novo e maravilhoso elemento no sistema sacrificial: um sacrifício, oferecido uma vez, suficiente para todo o tempo. Essa foi a base da Nova Aliança.
O sacerdócio de nosso Senhor é permanente e perpétuo: "Porque Ele permanece para sempre, [Ele] mantém Seu sacerdócio permanentemente. Por isso, Ele é capaz de salvar para sempre aqueles que se aproximam de Deus por Ele, pois vive sempre para interceder por eles". "(Hb 7: 24-25). Essa é a mensagem central do livro de Hebreus.
Não foi fácil para o povo judeu aceitar a necessidade de um novo pacto. A maioria rejeitou a Cristo imediatamente. Da mesma forma, muitas pessoas hoje rejeitam seu sacerdócio, supondo que possam ter acesso a Deus em seus próprios termos. Mas eles estão tragicamente enganados. O próprio Jesus disse: "Ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14: 6).
Sugestão para oração
Louve a Deus por recebê-lo em Sua presença através de Seu Filho, Jesus Cristo.
Para estudo adicional
Leia Hebreus 10: 19-25, observando como Deus quer que você responda ao sacerdócio de Cristo.

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas