O Autor da Nossa Salvação


"Foi apropriado para Ele, para quem são todas as coisas, e através de quem são todas as coisas, para trazer muitos filhos à glória, para aperfeiçoar o autor de sua salvação através dos sofrimentos" (Hb 2:10).

Através de Sua morte, Cristo se tornou o líder perfeito para o Seu povo.
Quando olhamos para o que Cristo fez, nunca devemos esquecer que Ele estava cumprindo o plano soberano de Deus. O escritor de Hebreus nos diz que era apropriado aos olhos de Deus que Cristo trouxesse muitos filhos para a glória. Isso significa que tudo que Deus fez através de Cristo foi consistente com o Seu caráter.
A cruz foi uma obra-prima da sabedoria de Deus. Exibiu Sua santidade em Seu ódio ao pecado. Era consistente com o Seu poder: Cristo suportou em poucas horas o que levaria uma eternidade para gastar com os pecadores. A cruz mostrou seu amor pela humanidade. E a morte de Cristo na cruz concordou com a graça de Deus porque era substitutiva.
Para trazer "muitos filhos à glória", Deus teve "de aperfeiçoar o autor de sua salvação através dos sofrimentos". A palavra grega traduzida como "autor" ( archēgos ) significa "pioneiro" ou "líder". Era comumente usado de um pioneiro que abriu um rastro para os outros seguirem. Os archēgos nunca ficaram na retaguarda dando ordens; ele estava sempre na frente queimando a trilha. Como o supremo Archēgos , Cristo foi antes de nós - Ele é nosso pioneiro.
A vida parece mais ansiosa e terrível quando a morte está próxima. Essa é uma trilha que não podemos viajar sozinhos. Mas o Autor da nossa salvação diz: "Porque eu vivo, você deve viver também" (João 14:19). Somente o Pioneiro perfeito poderia nos levar para fora do domínio da morte para a presença do Pai. Tudo o que você precisa fazer é colocar a mão na mão com cicatrizes de unhas e ele o levará de um lado da morte para o outro. Então você pode dizer com o apóstolo Paulo: "Ó morte, onde está a sua vitória? Ó morte, onde está o seu aguilhão?" (1 Coríntios 15:55).
Sugestão para oração
Louve a Deus por todos os Seus atributos, especificamente para cada um exibido na morte de Cristo por você.
Para estudo adicional
Leia Hebreus 5: 8-9 e 1 Pedro 2: 19-25. Como esses versículos se expandem em Hebreus 2:10?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas