Penetrando a caixa


"Deus, depois de falar há muito tempo aos pais dos profetas em muitas partes e de muitas maneiras, nestes últimos dias falou-nos em Seu Filho" (Hebreus 1: 1-2).

O homem não pode descobrir Deus por conta própria; Deus deve revelar-se ao homem.
Desde o começo dos tempos, o homem se iludiu pensando que pode descobrir a Deus através de várias religiões. Mas, na realidade, o homem vive em uma caixa dentro das paredes do tempo e do espaço. Deus está fora da caixa, e o homem sente que Ele está lá, mas não pode chegar até ele. Cada nova religião é apenas mais uma tentativa fútil de penetrar nas paredes da caixa e vislumbrar Deus.
A única esperança do homem é que Deus entre na caixa, que Hebreus 1: 1-2 declara que Ele fez: primeiro por letra (o Antigo Testamento), então pessoalmente (em Jesus Cristo). Em relação à Palavra de Deus, Davi disse: "O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra estava na minha língua" (2Sm 23: 2). Jeremias acrescentou: "O Senhor estendeu a mão e tocou a minha boca, e o Senhor disse-me: 'Eis que ponho as minhas palavras na tua boca'" (Jer. 1: 9). De Cristo, o apóstolo João disse: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. (...) Ninguém viu a Deus em qualquer tempo, o único Deus gerado, que está no seio do Pai, Ele O explicou "(João 1:14, 18).
A ironia das pessoas que pensam que podem descobrir Deus por conta própria é que, à parte da direção do Espírito Santo, ninguém realmente quer encontrá-lo. Eles simplesmente querem adicionar um amuleto de boa sorte cósmico às suas vidas ou saciar suas consciências culpadas. Paulo disse: "Não há nenhum justo, nem um sequer, não há nenhum que entenda, não há nenhum que busque a Deus" (Rom. 3: 10-11, ênfase adicionada).
Deus poderia ter nos deixado em nosso pecado e ignorância, mas Ele penetrou na caixa e revelou tudo o que precisamos saber para redenção e comunhão com Ele. Que privilégio temos de estudar a Sua Palavra e viver de acordo com seus princípios! Seja diligente para fazer isso todos os dias.
Sugestão para oração
Louve a Deus por conceder-lhe a capacidade de apreciar a Sua Palavra.
Para estudo adicional
Leia 1 Coríntios 2: 6-16, observando como as pessoas naturais (não regeneradas) respondem à revelação divina.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas