Revelação Progressiva



"Deus, depois de falar há muito tempo aos pais dos profetas em muitas partes e de muitas maneiras, nestes últimos dias falou-nos em Seu Filho" ( Hebreus 1: 1-2 ).


O Antigo Testamento é apenas uma amostra do que é revelado no Novo Testamento.

Quando Jesus disse: "Não pense que vim abolir a Lei ou os Profetas [o Velho Testamento]; não vim abolir, mas cumprir" ( Mateus 5:17 ), Ele estava afirmando que as Escrituras progrediram de promessa de realização, de parcial a completa. Nós chamamos essa revelação progressiva.

Por exemplo, o Antigo Testamento antecipou a vinda de Cristo; o Novo Testamento registra Sua vinda. Os escritores do Antigo Testamento não entendiam tudo o que escreviam porque nem sempre se aplicava ao seu dia. É por isso que Pedro disse: "Quanto a esta salvação, os profetas que profetizaram a graça que viriam a você fizeram uma busca e indagação cuidadosa, procurando saber que pessoa ou tempo o Espírito de Cristo dentro deles indicava como Ele predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias a seguir. Foi-lhes revelado que eles não estavam servindo a si mesmos, mas você, nestas coisas que agora foram anunciadas a você por meio de quem pregou o evangelho a você pelo Espírito Santo "( 1 Pedro 1 : 10-12 ).

A revelação progressiva não implica, de modo algum, que o Antigo Testamento seja impreciso. A distinção não está no acerto ou no erro da revelação, mas em sua completude. Assim como uma criança progride de cartas para palavras para sentenças, a revelação de Deus progrediu de tipos, cerimônias e profecias para a conclusão final em Jesus Cristo e no Novo Testamento.

Embora incompleto pelos padrões do Novo Testamento, o Antigo Testamento é totalmente inspirado por Deus. Isso é afirmado freqüentemente no Novo Testamento. Pedro nos diz que nenhum escritor humano do Antigo Testamento escreveu de sua própria vontade, mas apenas como ele foi dirigido pelo Espírito Santo ( 2 Pe 1:21 ). Paulo acrescentou que " toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, repreender, corrigir e treinar em retidão" ( 2Tm 3:16 , ênfase adicionada).

O Antigo Testamento não é toda a verdade de Deus, mas tudo isso é verdade. E à medida que você progride do Velho para o Novo, você vê o caráter de Deus e o plano de redenção se desdobrando em maior detalhe.

Sugestão para oração

Louve a Deus pela plenitude da revelação que você aprecia nas Escrituras.

Para estudo adicional

Memorize 2 Timóteo 3: 16-17 .
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas