Um nome mais excelente

"Ele herdou um nome mais excelente do que eles. Pois a qual dos anjos ele jamais disse: 'Tu és Meu Filho, hoje te gerei?' E novamente, 'Eu serei um Pai para Ele, e Ele será ser um filho para mim? (Hebreus 1: 4-5).

Jesus é melhor que os anjos porque Cristo era mais que um mensageiro - Ele era um Filho.
Em nossa cultura, os nomes que escolhemos para nossos filhos não têm muita ligação com o caráter da criança. Mas na Bíblia, Deus escolheu nomes específicos relacionados à qualidade de caráter dos indivíduos que os criaram.
O escritor de Hebreus estava bem ciente disso quando fez esta pergunta retórica: "A qual dos anjos [Deus] alguma vez disse: 'Tu és Meu Filho, hoje eu te gerei?' E novamente, 'Eu serei um Pai para ele, e ele será um filho para mim '? citando o Salmo 2: 7 e 2 Samuel 7:14. Claro, a resposta não é anjo.
O título Filho refere-se a Jesus Cristo em Sua encarnação. Embora Sua filiação fosse antecipada no Antigo Testamento (Provérbios 30: 4), Ele não se tornou um Filho até ser gerado no tempo. Antes disso, Ele era eterno Deus com Deus. Apresentar Jesus como o Filho é a analogia de Deus para nos ajudar a entender a relação entre a Primeira e a Segunda Pessoas da Trindade.
Cristo se tornou um filho de duas maneiras diferentes. Primeiro, Ele não era um Filho até que Ele veio ao mundo através do nascimento virginal (Lucas 1:35; 3:22). Mas segundo, Sua filiação floresceu em Sua ressurreição (Rm 1: 3-4).
O Antigo Testamento profetizou que Cristo viria como um Filho. No Novo Testamento, Ele veio como um Filho em Seu nascimento virginal e foi declarado o Filho por Sua ressurreição dentre os mortos. Nunca fique preso na heresia daqueles que afirmam que Jesus Cristo é eternamente subserviente a Deus. Por um período temporário de tempo, Ele deixou de lado o que era Seu por direito e se humilhou para se tornar um Filho por nossa causa.
Sugestão para oração
  • Graças a Deus por seu incrível plano de redimir o homem através da encarnação da Segunda Pessoa da Trindade.
  • Louvai-o que se tornou homem para redimi-lo.
Para estudo adicional
Leia Atos 13:33 e Romanos 1: 3-4 observando a razão pela qual Cristo pode ser considerado o Filho de Deus.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas