A Humilhação de Cristo


"Nós ... vemos Aquele que foi feito por um pouco menor que os anjos, a saber, Jesus, por causa do sofrimento da morte coroado de glória e honra, que pela graça de Deus Ele pode provar a morte por todos" ( Hb 2: 9).

Servindo como nosso substituto, Cristo se humilhou supremamente.
A morte de Jesus na cruz não foi fácil ou sem custo - foi uma morte horrível. Não foi calmo e pacífico; foi acompanhado por tortura externa e agonia interna. A morte que Ele provou foi a maldição do pecado. Em poucas horas naquela cruz, Ele sofreu a agonia total de toda alma por toda a eternidade. Ele era culpado de nenhum pecado, mas Ele escolheu sofrer o peso de todos os pecados cometidos por todos os tempos.
Deus enviou Seu Filho e Seu Filho voluntariamente veio a morrer para redimir a humanidade. Paulo escreve: "Quando a plenitude do tempo chegou, Deus enviou Seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei, a fim de que pudesse redimir aqueles que estavam debaixo da lei" (Gálatas 4: 4-5).
Somente provando a morte como homem poderia libertar a humanidade da morte. Historicamente, os reis tiveram alguém que provasse sua comida e bebida antes de consumi-la. Cristo drenou para a escória a taça de veneno que significava para nós antes que pudesse tocar nossos lábios. Ele substituiu Sua morte por nossa, liberando-nos da morte do pecado para a vida com Deus.
O que levou Jesus a sofrer por nós? Graça. O que nós não merecemos (salvação) nós recebemos, e o que nós merecemos (morte) nós não recebemos. Amor ilimitado incitou a obra graciosa de Cristo em nosso favor: "Nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:10).
Depois de realizar a obra de Sua morte substitutiva, Ele foi "coroado de glória e honra" e exaltado à destra do Pai, onde Ele reinará para todo o sempre. Ele é nosso grande Substituto, a quem podemos agradecer e louvar por toda a eternidade.
Sugestão para oração
Peça a Deus que lhe dê oportunidades de comunicar o evangelho a novas pessoas, mesmo que você sofra no processo.
Para estudo adicional
Leia Isaías 52: 13–53: 12 para entender o que o Deus do universo teve que suportar nas mãos dos homens.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas