O Sacrifício e a Exaltação de Cristo


"Quando Ele fez purificação dos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas" (Hb 1: 3).

Jesus Cristo ofereceu um sacrifício por todos os pecados da humanidade, depois sentou-se com o Pai uma vez que Ele o realizou.
A Bíblia deixa perfeitamente claro que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Jesus Cristo foi para a cruz, morreu a morte que merecemos e consequentemente nos libertou da penalidade do pecado pela nossa fé Nele.
O escritor de Hebreus prossegue dizendo que Cristo "não precisa diariamente, como aqueles sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios, primeiro por seus próprios pecados, e então pelos pecados do povo, porque isso Ele fez de uma vez por todas quando se ofereceu a si mesmo "(Hb 7:27). No Antigo Testamento, os sacerdotes tinham que fazer sacrifícios contínuos, mas Jesus fez apenas um. E não foi só ele o sacerdote, mas também o sacrifício! Ele fez um sacrifício tremendamente poderoso, pois Ele sempre purificou nossos pecados - algo que os sacrifícios do Antigo Testamento nunca poderiam fazer.
Quando Seu sacrifício foi completo, "Ele sentou-se à destra da Majestade nas alturas" (Hebreus 1: 3, ênfase adicionada). Isso é significativo porque os sacerdotes do Antigo Testamento nunca se sentaram - não havia assentos no santuário porque ofereciam sacrifícios dia após dia. Mas Jesus ofereceu um sacrifício, terminou e depois foi até o Pai e sentou-se. O que os sacrifícios do Antigo Testamento não conseguiram fazer com o que Cristo fez por todos os tempos.
Como resultado, Deus o exaltou a Sua mão direita, a sede de honra e governo e descanso. Mas talvez o mais importante, é o lugar onde Cristo intercede ao Pai em nosso favor (Rm 8:34).
Nunca esqueça o que Jesus realizou por nós - e o que Ele ainda faz por nós: "Se alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1 João 2: 1).
Sugestões de Oração
Agradeça a Jesus por seu sacrifício em seu favor. Também agradeça a Ele pela salvação que Ele deu a você e o acesso que você tem agora a Deus.
Para estudo adicional
Leia Hebreus 9: 1—10: 18 para obter uma compreensão mais profunda do cumprimento final de Cristo do sistema sacerdotal do Antigo Testamento. De que maneiras específicas Ele cumpriu isso?

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas