O Criador do Mundo


"Nestes últimos dias [Deus] nos falou em Seu Filho... Através de quem também Ele fez o mundo" (Hb 1: 2).

Cristo é o agente através do qual Deus criou o mundo.
João 1: 3 testifica: "Todas as coisas vieram a existir por Ele e, à parte Dele, nada veio à existência que tenha surgido". Jesus tem a capacidade de criar algo do nada (cf. Rom. 4:17), e isso o diferencia de meras criaturas. Só Deus pode criar assim; nós não podemos. Se você pudesse criar, moraria em uma casa diferente, dirigisse um carro diferente e provavelmente teria um emprego diferente - se tivesse algum emprego. Você poderia simplesmente sentar em seu quintal e ganhar dinheiro. Felizmente, Deus não deu a homens e mulheres depravados o direito de serem criadores.
A capacidade de criar ex nihilo pertence somente a Deus e o fato de que Jesus cria assim indica que Ele é Deus e estabelece Sua absoluta superioridade sobre tudo. Ele criou tudo material e espiritual. Embora o homem tenha manchado Sua obra com o pecado, Cristo originalmente a tornou boa, e a própria criação anseia por ser restaurada ao que era no princípio (Rom. 8:22).
A palavra grega comum para "mundo" é kosmos , mas não é aquela usada em Hebreus 1: 2. A palavra aqui é aionas , que não se refere ao mundo material, mas às "eras", como é frequentemente traduzido. Jesus Cristo é responsável por criar não apenas a Terra física, mas também tempo, espaço, energia e matéria. O escritor de Hebreus não restringe a criação de Cristo a esta terra; ele nos mostra que Cristo é o Criador de todo o universo e da própria existência. E Ele fez tudo sem esforço.
E se você? Se você não reconhece Deus como o Criador, você terá dificuldade em explicar como esse universo surgiu. De onde veio tudo isso? Quem concebeu isso? Quem fez isso? Não pode ser um acidente. Alguém conseguiu, e a Bíblia nos diz quem Ele é: Jesus Cristo.
Sugestão para oração
Louvado seja Deus pela maravilha de Sua criação, a qual podemos facilmente dar como certo.
Para estudo adicional
Leia Colossenses 1: 16-23 para descobrir a relação entre a criação e a sua salvação.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas