A preeminência de Cristo
"Deus ... falou-nos em Seu Filho, a quem Ele designou herdeiro de todas as coisas, através de quem também Ele fez o mundo. E Ele é o esplendor de Sua glória e a representação exata de Sua natureza, e sustenta todas as coisas a palavra do seu poder, quando ele fez purificação dos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas "(Hebreus 1: 1-3).
Cristo é superior a todos e tudo.
O livro de Hebreus foi dirigido a uma audiência composta de cristãos judeus, judeus não-cristãos que estavam intelectualmente convencidos sobre Jesus, mas ainda não haviam se comprometido com Ele, e os não-cristãos judeus que não acreditavam no evangelho.
O objetivo do autor era demonstrar a superioridade de Cristo sobre todos e tudo o que o precedera, fossem pessoas, instituições, rituais ou sacrifícios do Antigo Testamento. Ele especificamente contrastou Cristo com os anjos, Moisés, Josué, Aarão e seu sacerdócio, a Antiga Aliança e o sistema sacrificial.
Os crentes judeus precisavam desse enfoque na superioridade de Cristo, porque a maioria deles sofria de alguma forma de perseguição por causa de seu testemunho cristão. Alguns corriam o risco de confundir o evangelho com cerimônias e legalismos judaicos, voltando às antigas práticas.
Aqueles que eram intelectualmente convencidos, mas espiritualmente descompromissados, precisavam ser avisados para não pararem nesse ponto, mas para irem até a fé salvadora. Eles corriam o risco de cometer o maior pecado que qualquer pessoa pode cometer: rejeitar Jesus Cristo como Salvador e Senhor.
Aqueles que não acreditavam em Cristo precisavam ver que Jesus era, de fato, quem Ele afirmava ser. Para essas pessoas, o autor explica o singular sacerdócio de Cristo e a urgência de voltar-se para Ele em fé.
Dentro do seu círculo de amigos e associados, você provavelmente tem cristãos que são fracos de fé e precisam de seu encorajamento e instrução. Esteja disponível para ministrar a eles sempre que possível.
Sem dúvida, você também conhece pessoas que estão intelectualmente convencidas de que Jesus é quem ele afirmou ser, mas não estão dispostas a abraçá-lo como seu Senhor. Não tenha vergonha de incitá-los a seguir em direção à salvação.
Para aqueles que rejeitam a Cristo, proclamam corajosamente o evangelho e confiam no Espírito Santo para convencer seus corações.
Sugestão para oração
Louvado seja Cristo por Sua preeminência e graça suprema.
Para estudo adicional
Leia Hebreus 1-2. Para quem o escritor compara Cristo? Seja específico.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.