A realidade da ira de Deus

Recentemente, realizei uma busca na Internet por “músicas sobre a graça de Deus”. Entre os resultados, havia um site que continha sessenta e duas páginas de tais canções. Minha curiosidade despertou, então eu procurei “canções sobre a ira de Deus”. Não surpreendentemente, os resultados não foram tão robustos.
A música cristã de hoje parece destinada principalmente a envolver os ouvintes ao nível da emoção pessoal e da experiência subjetiva. Para esse fim, muitos compositores colocam ênfase especial na graça de Deus. É claro que é justo louvar a Deus pelas bênçãos que Ele derramou sobre nós e à obra sacrificial de Seu Filho em nosso favor. E faz sentido que cantar sobre a incrível graça de nosso Senhor possa estimular nossas emoções e nos fazer sentir bem.
Mas o foco predominante na graça de Deus pode indicar um tipo de miopia quando se trata de seus outros atributos. De fato, alguns artistas e autores cristãos enfatizam tanto a graça de Deus que torna outras facetas de Seu caráter subordinadas ou virtualmente inexistentes.
Entre esses atributos menos anunciados de Deus está Sua ira. Como John MacArthur diz em seu sermão “A ira de Deus”,
A mensagem do evangelho começa com uma declaração sobre a ira de Deus. Francamente, isso é diametralmente oposto à maioria de nossa técnica evangelística. A maioria do nosso evangelismo contemporâneo propositadamente evita esse tema. Nós falamos sobre amor, e falamos sobre felicidade, e falamos sobre vida abundante, e falamos sobre perdão, e falamos sobre alegria, falamos sobre paz. E nós oferecemos às pessoas todas essas coisas e perguntamos se elas não gostariam de ter todas essas coisas. Mas nós realmente raramente falamos sobre julgamento. 
O conceito de ira evoca o pior castigo imaginável. Para alguns, a palavra pode catapultar suas mentes de volta às experiências da infância de abuso físico, mental ou emocional. Outros relegam falsamente a noção de ira divina ao Antigo Testamento, convencidos de que o pacto de graça de Deus nega a ira e o julgamento que Ele mostrou em eras passadas. A ira parece ser algo que não se relaciona com o Deus do evangelicalismo moderno. A ênfase atual no amor e misericórdia de Deus torna a idéia de Sua ira totalmente inconcebível para muitos crentes professos.
Pior ainda, essa noção corrompida da ira de Deus levou a uma confusão significativa sobre Sua graça também. Que os cristãos sirvam a um Deus da graça é uma das realidades mais maravilhosas de estar em união com Ele ( Atos 20:32 ; Efésios 1: 7 , 2: 8-9 ). É também uma das verdades mais incompreendidas. Além da graça comum de Deus ( Mateus 5:45 ), nenhum de nós conseguia respirar sequer uma única vez. No entanto, tratamos a graça de Deus de maneira tão casual que deixamos de lhe dar a glória que Ele merece por Sua abundante compaixão para conosco ( Efésios 2: 8 ). Este é um pecado notório, pois ao fazê-lo nós tomamos como certo que “Nele vivemos, nos movemos e existimos” ( Atos 17:28 ).
A verdade é que uma compreensão biblicamente precisa da ira justa de Deus só pode aumentar nossa apreciação por Sua tremenda graça. Como Charles Spurgeon disse: “Se existe um Deus, ele deve punir os homens por pecarem contra ele. Como pode existir qualquer governo moral se o pecado ficar impune, se a virtude e o vício levam ao mesmo fim? ” Somente os pecadores precisam da graça de Deus - e nós pecadores somos ( Eclesiastes 7:20 ; Romanos 3:23 ). Entender a profundidade de nossas necessidades espirituais e a punição devida por nossa rebelião pecaminosa enriquece nossa compreensão da plena majestade de Sua graça para nós.
Como recipientes passivos da graça de um Deus santo e justo, não temos o direito de sermos seletivos sobre quais dos Seus atributos divinos celebraremos e quais não serão. Devemos adorá-lo na plenitude de todos os Seus atributos eternos, à medida que Ele se revela em Sua Palavra.
Para esse fim, deixe-me recomendar-lhe o sermão de John MacArthur “ A Realidade da Ira de Deus .” Nele, João explica que a ira de Deus compreende cinco facetas: Sua ira eterna, ira escatológica, ira cataclísmica, semeando e colhendo ira, e ira de abandono. É à luz de tão completa ira que começamos a apreciar verdadeiramente Sua graça.
A graça e a ira de Deus não são mutuamente exclusivas. Longe disso - ambos são fundamentais para quem Ele é como Deus. Ser parcial para com a graça de Deus enquanto não aprecia Sua ira não é adorar o único Deus verdadeiro, mas reconstruí-lo à nossa própria imagem.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas