Recebendo a Iluminação Espiritual

"Eu oro para que os olhos do seu coração possam ser iluminados" (Ef 1:18).
A iluminação espiritual não vem através do esforço próprio ou meditação introspectiva, mas através do Espírito Santo de Deus.
Nossa sociedade tem sido apaixonada pela busca da iluminação espiritual, especialmente desde o influxo do pensamento oriental no Ocidente durante a década de 1960. Agora estamos nos afogando em um mar de falsas religiões e filosofias da Nova Era.
A verdadeira iluminação continua a iludir muitos porque eles negaram sua fonte e se voltaram para gurus e professores que não têm luz para dar. Eles propagam o auto-esforço e a meditação introspectiva, mas a iluminação espiritual não vem por esses meios. Isso vem somente através do Espírito Santo (1 Co 2: 14-16). É por isso que Paulo orou para que o próprio Deus iluminasse os corações dos crentes efésios (Ef 1:18).
Podemos esperar que Paulo ore por mentes iluminadas em vez de corações, mas isso é porque associamos a palavra coração com emoções, em vez de com o pensamento. Mas no pensamento hebraico e grego, o coração era considerado a sede do conhecimento, pensamento e compreensão. Por exemplo, Jesus disse que os maus pensamentos saem do coração (Mt 15:19). Emoções são importantes, mas devem ser guiadas e controladas por uma mente iluminada.
Como o Espírito te ilumina? Ao orar e estudar a Palavra de Deus, Ele transforma e renova sua mente (Romanos 12: 2), preenchendo-o com “o conhecimento da vontade [de Deus] em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (Col. 1: 9). Ele ensina você a reconhecer e defender o que é excelente para que você seja “sincero e irrepreensível” diante de Deus (Filipenses 1:10). Ele implanta a verdade bíblica em seu pensamento para que suas respostas se tornem cada vez mais parecidas com as de Cristo.
Quão maravilhoso é saber que a cada momento do dia Deus está trabalhando dentro de você de tal maneira. Seja diligente para orar e gastar tempo na Palavra para que seu progresso espiritual seja evidente para todos (1 Timóteo 4:15).
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pelo trabalho transformador do Espírito dentro de você.
  • Reafirme seu amor por Ele e expresse sua disposição de ser transformado pelo Seu Espírito de qualquer maneira que Ele julgar conveniente.
  • Esteja alerta para atitudes ou ações que precisam ser mudadas. Confie na Sua graça e força ao fazê-lo.
Para estudo adicional
Leia Gênesis 27–33, observando como Deus usou os eventos da vida de Jacó para transformar seu fraco compromisso espiritual em um que era forte e incondicional (ver especialmente Gn 28: 20-22; 32: 9-12).

2019-01-24 08:00 UTC por letters@gty.org (Grace to You)

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas