Perseguindo a vontade de Deus


"Em toda a sabedoria e discernimento [Deus] nos deu a conhecer o mistério da sua vontade" 
(Ef 1: 8-9).
Mesmo se você não obteve graus acadêmicos, você tem uma sabedoria que supera em muito o incrédulo mais educado.
Quando Deus te resgatou, Ele não somente perdoou suas transgressões e removeu a culpa e a penalidade do pecado, mas Ele também te deu sabedoria e discernimento espiritual - dois elementos essenciais para a vida piedosa. Juntos, eles falam da capacidade de entender a vontade de Deus e aplicá-la à sua vida de maneiras práticas.
Como crente, você compreende as verdades mais sublimes de todas. Por exemplo, você sabe que Deus criou o mundo e controla o curso da história. Você sabe que a razão da existência da humanidade é conhecê-lo e glorificá-lo. Você tem objetivos e prioridades que transcendem as circunstâncias e limitações terrenas.
Tal sabedoria e discernimento escapa aos incrédulos porque eles tendem a ver as coisas de Deus com desdém (1 Co 2:14). Mas você "tem a mente de Cristo" (v. 16). Sua Palavra revela Sua vontade e Seu espírito lhe dá o desejo e a capacidade de compreendê-lo e obedecê-lo.
Hoje é outra oportunidade para cultivar esse desejo através da oração diligente e do estudo da Bíblia. Deixe o compromisso do salmista ser seu: "Oh, como amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia. Os teus mandamentos fazem-me mais sábio do que os meus inimigos ... tenho mais discernimento do que todos os meus professores ... entendo mais do que os idosos ... tenho refreado os pés de todo mau caminho, para guardar a tua palavra "(Salmos 119: 97-101).
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pela sabedoria e discernimento que Ele lhe dá através da Sua Palavra.
  • Se você negligenciou a Palavra, peça o Seu perdão e comece novamente a refrescar o seu espírito com as suas verdades.
  • Peça sabedoria para responder biblicamente a todas as situações que você enfrenta hoje.
Para estudo adicional
Muitos cristãos pensam que a vontade de Deus é vaga ou escondida deles. Mas as Escrituras mencionam vários aspectos específicos de Sua vontade. Uma vez que você se alinhe com esses detalhes, o Espírito irá direcioná-lo para as outras áreas de sua vida.
  • Liste seis elementos da vontade de Deus nestas passagens: 2 Pedro 3: 9; Efésios 5: 17-18; 1 Tessalonicenses 4: 3; 1 Pedro 2: 13-15; 1 Pedro 3:17; 1 Tessalonicenses 5:18.
  • Você está seguindo a vontade de Deus nessas áreas? Se não, que passos você pode dar hoje para fazer isso?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas