Aquele que santifica


"Tanto Ele que santifica e aqueles que são santificados são todos de um só Pai; por isso, ele não se envergonha de chamá-los irmãos, dizendo: 'Eu proclamarei o Teu nome a meus irmãos, no meio da congregação cantarei Tua elogio.' E novamente, 'Eu colocarei minha confiança nEle'. E novamente: 'Eis que eu e os filhos que Deus me deu' "(Hb 2: 11-13).

Nosso santo Cristo nos tornou santos; assim Ele pode agora nos chamar Seus irmãos.
De nossa própria perspectiva e experiência, é difícil pensar em nós mesmos como santos. O pecado é simplesmente parte demais de nós neste mundo caído. No pensamento e na prática, estamos longe de ser santos, mas em Cristo somos perfeitamente santos.
Nem sempre podemos ser santos, mas, por causa de nossa fé em Cristo, somos perfeitamente santos aos olhos de Deus. Assim como uma criança nem sempre age como seu pai, ele ainda é seu filho. Somos santos no sentido de que, diante de Deus, a justiça de Cristo foi aplicada e imputada em nosso favor através da fé. Fomos santificados pelo seu sacrifício e nos tornamos "aqueles que são santificados".
"Por uma oferta Ele aperfeiçoou para todos os tempos aqueles que são santificados" (Hb 10:14). Somos tão puros quanto Deus é puro, justo como Cristo é justo e, portanto, temos o direito de ser chamados Seus irmãos porque agora compartilhamos de Sua justiça.
O Santificador e santificado agora tem "um Pai" e o Santificador "não se envergonha" de chamar os santificados Seus irmãos. Que verdade esmagadora!
A experiência prática da vida de um cristão neste mundo inclui o pecado, mas a realidade posicional de sua nova natureza é a santidade. "Nele fomos feitos completos" (Cl 2:10). No entanto, praticamente temos um longo caminho a percorrer. Portanto, o propósito primordial de nossas vidas é tornar-se na prática o que estamos em posição. Agora que somos irmãos de Cristo e filhos de Deus, que seja toda a motivação que precisamos para viver como ela.
Sugestão para oração
Agradeça ao Senhor por Sua obra santificante na cruz, que permite que você seja santo.
Para estudo adicional
Leia Romanos 1:16. Com base no que Deus fez por você através de Cristo, você pode sinceramente fazer eco à declaração de Paulo?

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas