Regozijo na garantia
"Nele foste selado com o Espírito Santo da promessa, que é dado em penhor de nossa herança" (Ef 1: 13-14).
O Espírito Santo é a primeira parcela de Deus sobre sua herança eterna.
O ministério do Espírito Santo em sua vida é multifacetado e profundo. Entre outras coisas Ele traz salvação, convicção, orientação e força. Ele habita e equipa você para o serviço espiritual e dá garantia de sua salvação. Ele é seu ajudante e advogado. Ele é o Espírito da promessa, que te sela até o dia em que sua redenção é plenamente realizada (Efésios 4:30).
Selar fala de segurança, autenticidade, propriedade e autoridade. Reis, príncipes e nobres antigos colocaram seu selo oficial em documentos ou outros itens para garantir sua inviolabilidade. Quebrar o selo era incorrer na ira do soberano que ele representava (cf. Dn 6:17; Mt 27: 62-66).
Um selo em uma carta autenticava-o a partir da mão daquele cujo selo ele trazia. Documentos legais, como títulos de propriedade e testamentos, foram frequentemente finalizados com um selo oficial. Aqueles que possuíam o decreto selado de um rei tinham a autoridade delegada do rei para atuar naquele decreto.
Cada um desses aspectos do selamento é uma figura do ministério do Espírito. Ele é a garantia de Deus que a sua salvação é inviolável e que você é um membro autêntico do Seu reino e família. Você é sua possessão - tendo sido comprado com o precioso sangue de Seu Filho (1 Co 6:20). Você é o seu embaixador com autoridade delegada para proclamar Sua mensagem a um mundo perdido (2Co 5:20).
O Espírito é o penhor de sua herança eterna (Efésios 1:14). A palavra grega traduzida como "penhor" nesse verso ( arrabōn ) era usada para pagamento de entrada ou dinheiro sério dado para garantir uma compra. Regozije-se na certeza de que Deus, que não pode mentir (Tito 1: 2), deu-lhe o Seu Espírito como garantia de que Ele cumprirá as Suas promessas.
Sugestões de Oração
- Louvado seja Deus pela segurança de sua herança eterna.
- Louve o Espírito por Seus muitos ministérios em sua vida. Seja sensível à Sua liderança hoje, para que o seu ministério para com os outros seja poderoso e consistente com a Sua vontade.
Para estudo adicional
Leia Ester capítulos 3, 8. Que papel o anel de sinete do rei desempenhou no decreto de Hamã (capítulo 3)? O decreto de Assuero e Mordecai (capítulo 8)?
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.