Mantendo uma perspectiva clara

"Eu oro para que ... você possa saber ... quais são as riquezas da glória de Sua herança nos santos" (Ef 1:18).

Como você percebe seus recursos espirituais dita como você vive.
Em toda Efésios 1 Paulo está claramente impressionado com a magnificência de nossa herança em Cristo. Aqui ele ora para que conheçamos as riquezas da sua glória.
Alguns comentaristas vêem "Sua herança" como uma referência aos crentes, que são a herança de Deus ou possessão especial (v. 14). Essa visão enfatiza o valor que Deus coloca em nós como crentes, como demonstrado na morte de Cristo, o perdão dos nossos pecados, e a graça abundante que Ele esbanja sobre nós (vv. 7-8).
Outros o vêem como se referindo à herança do crente, que Paulo chama de "Sua herança", porque Deus é sua fonte. Assim como "Seu chamado" (v. 18) foi tirado dEle e foi recebido pelos crentes, assim Sua herança é retirada dEle.
Ambos os pontos de vista são teologicamente corretos, mas o segundo parece mais consistente com a ênfase de Paulo nos versículos 11 e 14. Em qualquer dos casos, o ponto de Paulo é claro: a redenção e as bênçãos que a acompanham são tão profundas que precisamos de ajuda sobrenatural para entendê-las. É por isso que ele orou por nossa iluminação (v. 18).
Tal iluminação é crucial porque como você percebe seus recursos espirituais dita como você vive. Se, por exemplo, você percebe que tem todos os recursos para viver piedosamente (Efésios 1: 3), é menos provável que você sucumba à tentação. Saber que Deus lhe deu o Seu melhor em Cristo (Rom. 8:31) garante que Ele não reterá as coisas menores, então você não tenderá a se preocupar com as necessidades terrenas. Compreender que você já recebeu "graça sobre graça" (João 1:16), vida abundante (João 10:10) e "tudo que diz respeito à vida e à piedade" (2 Pe 1: 3) dá a você a confiança de que o futuro de Deus graça e recursos serão mais que suficientes (2Co 12: 9).
Deixe que motive você a louvar seu rico e glorioso Deus por Sua rica e gloriosa herança!
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pelo privilégio de ser seu filho.
  • Memorize Efésios 1: 3 e 2 Pedro 1: 3 e recite-os freqüentemente como hinos de louvor pela abundante graça do Senhor.
Para estudo adicional
Leia 2 Coríntios 11-12.
  • Que tipo de provações Paulo enfrentou?
  • Como Deus respondeu à oração de Paulo para remover seu "espinho na carne"?
  • Como a resposta de Paulo pode influenciá-lo quando você enfrenta dificuldades?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas