Complementando a Cristo

 Deus exaltou a Cristo "e deu-O como cabeça sobre todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todos" (Efésios 1: 22-23).

A igreja foi projetada para complementar a Cristo.
Aqui Paulo usa uma analogia gráfica para ilustrar o relacionamento de Cristo com a igreja: Ele é a cabeça; os crentes são o Seu corpo. Paulo elabora que devemos nos apegar "rápido à cabeça [Cristo], de quem todo o corpo, sendo suprido e mantido unido pelas juntas e ligamentos, cresce com um crescimento que vem de Deus" (Cl 2:19; cf. Ef 4: 15-16).
Assim como a cabeça controla o corpo humano, também Cristo governa o Seu corpo, a igreja (cf. 1Co 12: 12-31). Pelo Seu Espírito e Sua Palavra Ele fornece todos os recursos que a igreja precisa para funcionar para a Sua glória. Dessa forma, Ele garante que seus propósitos serão cumpridos.
A igreja é na verdade "a plenitude daquele que cumpre tudo em todos" (Efésios 1:23). A implicação é que o incompreensível, todo-suficiente, todo-poderoso e totalmente supremo Cristo é, em certo sentido, incompleto - não em Sua natureza, mas no grau em que Sua glória é vista no mundo.
Um sinônimo de "plenitude" é "complemento". A igreja foi projetada para complementar a Cristo. Ele é Aquele "que preenche tudo em todos" - a plenitude da divindade em forma corpórea (Col. 2: 9) e o doador de verdade e graça (João 1:16). No entanto, Ele escolhe revelar Sua glória na e pela igreja. Portanto, até que a igreja seja totalmente glorificada, Cristo não será totalmente complementado.
Sua vida complementa a Cristo? Você "adorna a doutrina de Deus nosso Salvador em todos os aspectos" (Tito 2:10)? Você "deixa a sua luz brilhar diante dos homens de tal maneira que eles possam ver as suas boas obras, e glorificar o seu Pai que está no céu" (Mt 5:16)? Você tem todos os recursos espirituais para fazer isso, então não deixe que nada o impeça (Hb 12: 1-2)!
Sugestões de Oração
Leia Salmos 139: 23-24 e ore com Davi para que Deus examine seu coração e revele qualquer pecado que possa impedi-lo de complementar Cristo hoje.
Para estudo adicional
Leia 1 Coríntios 12: 1-30.
  • Quais dons espirituais são mencionados nesta passagem?
  • Como Paulo lida com o equívoco de que alguns dons são mais importantes do que outros (ver vv. 14-30)?
  • Como membro do Corpo de Cristo, você é dotado pelo Espírito para ministrar aos outros. Você está fazendo isso?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas