Abraçando a verdade


"Nele, você também, depois de ouvir a mensagem da verdade, o evangelho da sua salvação - tendo também acreditado" (Efésios 1:13).
O evangelho é verdadeiro porque Jesus é verdadeiro, não simplesmente porque os cristãos crêem nele.
Depois de declarar a salvação da perspectiva de Deus no versículo 12, Paulo declara isso da perspectiva do homem. Fé em Cristo é a sua resposta ao propósito eletivo de Deus em sua vida. Essas duas verdades - iniciativa de Deus e resposta do homem - coexistem em toda a Escritura.
Paulo corretamente chamou o evangelho de "a mensagem da verdade" porque a verdade é sua característica predominante. A salvação foi concebida pelo Deus da verdade (Sl 31: 5); comprado pelo Filho, que é a verdade (João 14: 6); e é aplicado pelo Espírito da verdade (João 16:13). Conhecer é saber a verdade que liberta os homens (João 8:32). Os crentes são pessoas da verdade (João 18:37), que adoram a Deus em espírito e em verdade (João 4:24) e que obedecem à Palavra da verdade (João 17:17).
No entanto, tão profunda e poderosa quanto a verdade de Deus, as pessoas rejeitaram, negligenciaram, redefiniram e se opuseram a ela por séculos. Alguns, como Pilatos, cinicamente negam que a verdade exista ou que possa ser conhecida pelos homens (João 18:38). Outros tolamente pensam que negar a verdade irá de alguma forma fazer com que ela desapareça.
Talvez você tenha ouvido alguém dizer: "Jesus pode ser verdade para você, mas isso não significa que Ele tem que ser verdadeiro para mim". Essa visão assume que a crença de alguma forma determina a verdade. Mas exatamente o oposto é o caso. A verdade determina a validade da crença de alguém. Acreditar em uma mentira não é verdade. Por outro lado, não acreditar na verdade não é mentira.
O evangelho é verdadeiro porque Jesus é verdadeiro, não simplesmente porque os cristãos crêem nele. Sua ressurreição provou a verdade de Suas reivindicações e constitui a base objetiva de nossa fé (Rm 1: 4; 1Pe 1: 3).
Você entra neste dia armado com a mensagem da verdade e fortalecido pelo Espírito da verdade. A verdade é sua proteção e força (Ef 6:14). As almas perdidas precisam desesperadamente ouvir essa verdade. Representá-lo bem e proclamá-lo com ousadia.
Sugestões de Oração
  • Agradeça ao Senhor que, por Seu Espírito, Ele permitiu que você entendesse a Sua verdade (1Co 2: 14-16).
  • Peça sabedoria e ousadia para falar a Sua verdade em amor (Efésios 4:15).
Para estudo adicional
Leia 1 Coríntios 15: 1-11 e Atos 17: 30-31.
  • Quais elementos-chave do evangelho Paulo lista?
  • Qual é a relação entre a ressurreição de Cristo e o julgamento de Deus sobre os pecadores?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas