Deus é três



“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” ( 2 Coríntios 13:14 ).

Embora exista apenas um Deus, Ele existe em três Pessoas: 
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Deus é um, mas existe em três pessoas distintas. Chamamos isso de Trindade, uma contração de “tri-unidade”, que significa “três em um”. A palavra Trindade não aparece na Bíblia, mas a existência de Deus como três Pessoas em um só Deus é clara nas Escrituras.

A evidência do Antigo Testamento da pluralidade de Deus pode ser encontrada no primeiro verso: “No princípio, Deus. . . ”( Gn 1: 1 ) A palavra hebraica usada para Deus é Elohim , que é um substantivo plural. Isaías 42: 1 fala do Messias: “Eis o meu servo a quem eu sustento; Meu escolhido em quem minha alma se deleita. Pus o meu espírito sobre ele; Ele trará justiça às nações. ”O Messias diz em Isaías 48:16 :“ O Senhor Deus me enviou e a seu Espírito ”.

O Novo Testamento é mais explícito sobre a natureza trina de Deus. Depois do batismo de Jesus, o Espírito de Deus desceu sobre Ele como uma pomba, e o Pai disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” ( Mt 3:17 ). O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão juntos na mesma cena.

Jesus diz: “E eu pedirei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que esteja convosco para sempre; esse é o Espírito da verdade ”( João 14: 16-17 ). Paulo encerra 2 Coríntios dizendo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (13:14). Pedro declara que os crentes são escolhidos “segundo a presciência de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo” ( 1 Pedro 1: 2 ).

Então Deus é um, mas Deus é três. Este é um profundo mistério que nenhuma ilustração humana pode descrever adequadamente e nenhuma explicação científica pode provar. A Trindade é algo que temos que ter fé, porque Deus ensinou isso nas Escrituras.

Sugestões de Oração

Louvado seja Deus que Ele está tão longe de nosso entendimento finito, mas escolheu revelar-se a nós.

Para estudo adicional

Leia João 14—16 .
  • O que Jesus ensina sobre seu relacionamento com o Pai e o Espírito?
  • O que você aprende aqui sobre as diferentes funções ou ministérios de cada membro da Trindade?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas