Alegria da Bondade
"Agradeço ao meu Deus em toda a minha lembrança de você" (Filipenses 1: 3).
Uma chave para a alegria cristã é recordar a bondade dos outros.
Embora Paulo estivesse em prisão domiciliar em Roma, quando escreveu aos filipenses, sua mente não estava presa. Muitas vezes ele refletiu sobre suas experiências com os cristãos filipenses. Ao fazê-lo, seus pensamentos se voltaram para orações de louvor e agradecimento por tudo o que o Senhor havia feito por meio deles.
Tenho certeza que Paulo se lembrou quando ele pregou em Filipos e Deus abriu o coração de Lídia para crer no evangelho (Atos 16: 13-14). Posteriormente, todos em sua casa foram salvos (v. 15). Certamente sua gentileza e hospitalidade eram pontos brilhantes em uma estadia tempestuosa em Philippi.
Ele também deve ter se lembrado da garota endemoninhada que o Senhor libertou da escravidão espiritual (v. 18), e do carcereiro filipense, que lançou Paulo e Silas na prisão depois de terem sido espancados severamente (vv. 23-24). Talvez a menina tenha se tornado parte da igreja filipense - o texto não diz. Nós sabemos que o carcereiro e toda a sua família foram salvos, após o que eles mostraram bondade para com Paulo e Silas cuidando de suas feridas e alimentando-os (vv. 30-34).
Os muitos presentes financeiros que os filipenses enviaram a Paulo também eram boas lembranças para ele, porque eles foram dados por amor e preocupação. Isso também era válido para o presente deles, que foi entregue por Epafrodito e foi muito além da necessidade de Paulo (Filipenses 4:18).
A gratidão de Paulo ilustra que a alegria cristã é aumentada pela sua capacidade de recordar a bondade dos outros. Um corolário é a sua capacidade de perdoar falhas e indelicidades. Isso vai na contramão da nossa sociedade "não fique brava - fique mesmo", mas é perfeitamente consistente com a compaixão e o perdão que Deus lhe mostrou. Portanto, seja rápido em perdoar o mal e lento em esquecer o bem.
Sugestões de Oração
- Reserve um tempo para refletir sobre algumas pessoas que demonstraram bondade e encorajaram você em sua caminhada cristã. Graças a Deus por eles. Se possível, ligue para eles ou deixe uma nota de agradecimento. Assegure-os de suas orações, como Paulo assegurou aos filipenses.
- Se você nutre má vontade para com alguém, resolva-o rapidamente e comece a defender essa pessoa em oração.
Para estudo adicional
Leia Mateus 5: 23-26; 18: 21-35. Quais foram as instruções de nosso Senhor quanto a perdão e reconciliação?
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.