A Alegria da Doação Sacrificial

"Santos ... que estão em Filipos" (Filipenses 1: 1).

Ao dar as necessidades dos outros, Deus suprirá suas necessidades.
Talvez mais do que qualquer outra igreja do Novo Testamento, a igreja de Filipos foi caracterizada por doações generosas e sacrificiais. Seu apoio a Paulo se estendeu por todas as suas viagens missionárias e foi uma fonte de grande alegria para ele. Além do dinheiro, eles também enviaram Epafrodito, um homem piedoso que ministrou a Paulo durante sua prisão (Fp 2: 25-30; 4:18).
Paulo foi seletivo ao aceitar apoio financeiro das igrejas porque não queria ser um fardo ou ter seus motivos mal compreendidos. 1 Coríntios 9: 6-14 nos diz que ele tinha o direito de receber o apoio daqueles a quem ele ministrava, mas ele renunciou a esse direito para que o evangelho não fosse impedido de qualquer forma. Em 2 Coríntios 11: 9 ele diz: "Quando eu estava presente com você e estava em necessidade, eu não era um fardo para ninguém ... em tudo eu me mantive de ser um fardo para você, e continuarei a fazê-lo. "
Similarmente ele escreveu aos tessalonicenses: "Nós não agimos de maneira indisciplinada entre vocês, nem comemos pão de ninguém sem pagar por isso, mas com trabalho e dificuldades continuamos trabalhando dia e noite para não sermos um fardo para qualquer um de vocês "(2 Tessalonicenses 3: 7-9).
Em contraste, a disposição de Paulo em aceitar o apoio da igreja filipense fala da especial confiança e afeição que eles compartilhavam.
Aparentemente, a generosidade dos filipenses era tão grande que os deixou com necessidades próprias. Paulo assegurou-lhes que seus sacrifícios eram agradáveis ​​a Deus e que Ele supriria todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4: 18-19).
Como os filipenses, você deve ser caracterizado pelo generoso apoio sacrificial daqueles que ministram a Palavra de Deus a você. Pastores fiéis e presbíteros são dignos de tal honra (1Tm 5: 17-18), e doações generosas trazem alegria para você e para os outros.
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus por aqueles que fielmente ministram a você.
  • Peça sabedoria em como você pode melhor apoiar as necessidades financeiras de sua igreja.
Para estudo adicional
Leia 1 Coríntios 9: 1-14, 2 Coríntios 9: 6-14 e 1 Timóteo 6: 6-9.
  • Quais atitudes e princípios são refletidos nessas passagens?
  • Como você pode incorporá-los em suas práticas financeiras?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas