Alegria Versus Felicidade


"Alegra-te no Senhor" (Filipenses 3: 1).

Felicidade está relacionada às circunstâncias; alegria é um presente de Deus.
Não faz muito tempo, era comum ver adesivos que proclamavam todas as fontes imagináveis ​​de felicidade. Um deles disse: "A felicidade é estar casada". Outro respondeu: "A felicidade é ser solteira". Um adesivo cínico dizia: "A felicidade é impossível!"
Para a maioria das pessoas, a felicidade é possível, mas também é inconstante, superficial e passageira. Como a própria palavra implica, a felicidade está associada a acontecimentos, acaso, sorte e fortuna. Se as circunstâncias são favoráveis, você está feliz. Se não, você está infeliz.
A alegria cristã, no entanto, está diretamente relacionada a Deus e é a firme confiança de que tudo está bem, independentemente de suas circunstâncias.
Em Filipenses 3: 1, Paulo diz: "Alegre-se no Senhor " (ênfase adicionada). O Senhor é tanto a fonte quanto o objeto da alegria cristã. Conhecê-lo traz alegria que transcende as circunstâncias temporais. Obedecer a Ele traz paz e segurança.
A alegria é um presente de Deus para todo crente. É o fruto que o Seu Espírito produz dentro de você (Gl 5:22) a partir do momento em que você recebe o evangelho (João 15:11). Ela aumenta à medida que você estuda e obedece à Palavra de Deus (1 João 1: 4).
Mesmo testes severos não precisam roubar sua alegria. Tiago 1: 2 diz que você deve se alegrar quando encontrar várias provações, porque as provações produzem resistência espiritual e maturidade. Eles também provam que sua fé é genuína, e uma fé comprovada é a fonte de grande alegria (1 Pe 1: 6-8).
Você vive em um mundo corrompido pelo pecado. Mas sua esperança está em um Deus vivo, não em um mundo agonizante. Ele é capaz de impedi-lo de tropeçar e fazer com que você permaneça na presença de Sua glória sem culpa e com grande alegria (Judas 24). Essa é a sua garantia de glória futura e alegria eterna! Até lá, não negligencie a Sua Palavra, despreze as provações ou perca de vista a sua recompensa eterna. Eles são ingredientes-chave da sua alegria atual.
Sugestões de Oração
  • Agradeça ao Senhor por qualquer circunstância difícil que você possa estar enfrentando. Peça-lhe por graça continuada para vê-los através de sua perspectiva e não desanimar (Gálatas 6: 9).
  • Esteja ciente de quaisquer atitudes pecaminosas ou ações de sua parte que possam diminuir sua alegria. Confesse-os imediatamente.
Para estudo adicional
Leia Atos 16: 11-40.
  • Que dificuldades Paulo e Silas enfrentaram ao fundar a igreja filipense?
  • Como Deus usou suas dificuldades para a Sua glória?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas