A alegria de exaltar a Cristo

 

"Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus" (Filipenses 1: 1).

Se exaltar a Cristo é o seu objetivo, qualquer coisa que promova o evangelho lhe trará alegria.
Ao lado do próprio Senhor, Paulo é talvez a maior ilustração de que a alegria não está necessariamente relacionada às circunstâncias de alguém.
Paulo escreveu para os filipenses de uma cela de prisão, mas ele falou de alegria e contentamento. Sua vida foi uma série de dificuldades e situações de risco de vida (ver 2 Coríntios 11: 23-33). De fato, o Senhor, pouco depois de confrontá-lo no caminho de Damasco, disse: "Paulo é um instrumento meu escolhido, para levar o meu nome aos gentios e aos reis e aos filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto ele deve sofrer pelo meu nome "(Atos 9: 15-16). Contudo, em todas as situações, Paulo encontrava motivo para se alegrar.
Seu desejo irresistível de exaltar a Cristo levou-o a suportar uma provação após outra. Quando Cristo foi exaltado, Paulo se alegrou. Isso ficou evidente em Filipos, onde, após um breve ministério em que Deus redimiu uma empresária chamada Lídia e expulsou demônios de uma escrava, Paulo e Silas foram falsamente acusados, injustamente espancados e jogados na prisão. Mesmo isso não sufocou a alegria deles, pois "por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos de louvor a Deus, e os prisioneiros os ouviam" (Atos 16:25).
Esse foi um testemunho tão poderoso da alegria do Senhor que logo depois o carcereiro e toda a sua família creram no evangelho e foram salvos.
Mesmo quando a prisão impediu Paulo de ministrar da maneira mais eficaz que ele desejava, e quando outros usurparam seu apostolado e pregaram a Cristo por inveja e contenda, ele permaneceu destemido (Filipenses 1:18). Suas circunstâncias eram secundárias à prioridade de exaltar a Cristo.
Essa é sua perspectiva? Pode ser! Se a sua prioridade é exaltar a Cristo em todas as circunstâncias, qualquer que seja o propósito, isso lhe trará alegria.
Sugestões de Oração
  • Peça ao Senhor para ajudá-lo a manter a prioridade de exaltar a Cristo em todas as áreas da sua vida.
  • Se você sentir inveja ou ressentimento em relação aos outros que proclamam o evangelho (Filipenses 1: 15-17), confesse isso e aprenda a se alegrar sempre que Cristo for exaltado.
Para estudo adicional
Leia Êxodo 15: 1-21 e Salmo 99. Como Moisés, Miriã e o salmista exaltaram o Senhor?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas