Alegria e a piedade

"Alegro-me e compartilho minha alegria contigo" (Fp 2:17).

A verdadeira alegria está diretamente relacionada ao viver piedoso.
Filipenses é freqüentemente chamado de epístola da alegria - e com razão, porque a alegria do crente é seu tema principal. Paulo amava os cristãos filipenses e eles o amavam. Quando souberam que ele havia sido preso por pregar o evangelho, estavam profundamente preocupados.
Paulo escreveu para aliviar seus medos e encorajar sua alegria. De suas próprias circunstâncias, ele disse: "Mesmo se eu estou sendo derramado como uma oferta de bebida sobre o sacrifício e serviço de sua fé, eu me alegro e compartilho minha alegria com todos vocês. E você também, eu te exorto, regozijem-se no mesmo e compartilhe sua alegria comigo "(Fp 2: 17-18).
Muitas vezes, um sacrifício de animais judaicos era acompanhado por uma oferta de libação ou bebida (por exemplo, Números 15: 1-10). O animal era o maior sacrifício; a libação, a menor. A partir desse quadro, Paulo atribuía maior importância à fé e ao bem-estar espiritual de seus leitores do que em sua própria vida. Sofrer por amor de Cristo trouxe-lhe alegria, e ele queria que os filipenses entendessem essa perspectiva e se regozijassem com ele.
Ele também queria que eles entendessem que a alegria não funciona no vácuo. Está diretamente relacionado à vida piedosa. Cristo é sua fonte; obediência é o seu sustento. Vemos isso no grito de arrependimento de Davi: "Restitui-me a alegria da tua salvação" (Sl. 51:12). Paulo conhecia a alegria do Senhor porque confiava em Cristo e obedecia a Sua vontade.
A escassez de alegria e piedade no mundo de hoje torna imperativo que os cristãos manifestem essas características. Assim como nós, outros verão nossas boas obras e glorificarão nosso Pai no céu (Mt 5:16).
Este mês vamos destacar vários aspectos da alegria e piedade de Filipenses 1: 1-11 e Colossenses 1: 9-12. Eu oro para que você esteja ansioso para aprender da Palavra de Deus, e obedeça de bom grado o que você aprende, pois aí está “alegria inexprimível e cheia de glória” (1 Pe 1: 8).
Sugestões de Oração
  • Peça ao Espírito Santo para usar nossos estudos diários para fortalecer sua alegria e aumentar sua piedade.
  • Procure emular a atitude de Paulo de preferir os outros a si mesmo - um elemento-chave na vida alegre.
Para estudo adicional
Leia o livro de Filipenses, anotando cada referência à alegria.
  • O que trouxe alegria a Paulo?
  • Em que ou quem você confia para a alegria?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas