A alegria da santidade

"A todos os santos em Cristo Jesus" (Filipenses 1: 1).

Todo cristão é um santo.
Muitas pessoas pensam em santos como homens e mulheres que são especialmente santos ou que foram canonizados por um corpo oficial da igreja. Normalmente, somente aqueles que morreram há muito e têm realizações religiosas extraordinárias para seu crédito se qualificam.
Deus, no entanto, tem uma perspectiva diferente sobre a santidade. Paulo chamou os santos crentes coríntios (1 Coríntios 1: 2), em seguida, passou por muitos capítulos corrigindo suas práticas pecaminosas. Ele chamou os santos crentes romanos, efésios e colossenses, mas também não eram perfeitos.
O que então qualifica alguém como um santo? A resposta está em Filipenses 1: 1: "Aos santos em Cristo Jesus " (ênfase adicionada). Esse é o critério. Sainthood não é reservado para a elite espiritual. Pertence a todo crente porque todo crente está em Cristo Jesus.
Se você ama a Cristo, você também é um santo. Isso pode ser uma surpresa para aqueles que o conhecem melhor, mas é verdade mesmo assim!
A marca da santidade é a santidade. De fato, a palavra grega traduzida "santos" em Filipenses 1: 1 ( hagios ) significa literalmente "santos". É usado em todo o Novo Testamento para falar de alguém ou qualquer coisa que represente a santidade de Deus: Cristo como o Santo de Deus, o Espírito Santo, o Santo Padre, as Sagradas Escrituras, os santos anjos, os santos irmãos e assim por diante.
Para Deus, você é santo e amado em Cristo (Col. 3:12). Você recebeu um chamado de santidade (1 Coríntios 1: 2) e uma herança santa (Cl 1:12). Você tem a redenção, o perdão dos pecados (Cl 1:14) e todas as outras bênçãos espirituais (Efésios 1: 3).
Com esse privilégio, vem a responsabilidade de viver uma vida santa. É por isso que as Escrituras os exortam a apresentar seu corpo como um sacrifício vivo e santo (Romanos 12: 1) e a viver de uma maneira digna de seu status de santidade (Efésios 5: 3).
O poder para viver piedosamente é o Espírito Santo, que habita em você. Ao render-se a Ele através da oração e da obediência à Palavra de Deus, as características de um verdadeiro santo tornam-se cada vez mais evidentes em sua vida. Faça desse seu compromisso hoje.
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus por escolher você como um dos Seus santos.
  • Ore para que sua vida seja um testemunho consistente da realidade da verdadeira santidade.
Para estudo adicional
Quais são os privilégios e responsabilidades dos santos, conforme descrito no Salmo 34?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas