A Alegria dos irmãos em Cristo

"Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus" (Filipenses 1: 1).

Apesar de suas deficiências, os irmãos em Cristo são dons preciosos do Senhor.
Timóteo era o companheiro de confiança de Paulo no evangelho. Em Filipenses 2:20, Paulo descreve-o como um homem "de espírito semelhante". Isto é, eles eram do mesmo modo, compartilhando o mesmo amor por Cristo e Sua igreja.
Em outros lugares, Paulo descreveu Timóteo como seu amado e fiel filho no Senhor (1 Coríntios 4:17) e colaborador no evangelho de Cristo (Rm 16:21; 1 Tessalonicenses 3: 2). Esses são elogios significativos vindos de Paulo, cujo padrão de ministério e integridade pessoal era muito alto.
No entanto, por mais piedoso e útil que Timóteo fosse, ele aparentemente lutou com muitas das mesmas fraquezas que enfrentamos. Por exemplo, 2 Timóteo implica que ele pode ter sido intimidado pelos falsos mestres que desafiaram sua liderança (1: 7). Ele talvez tenha um pouco de vergonha de Cristo (1: 8) e tentado alterar sua teologia para evitar ofender aqueles que discordam da sã doutrina (1: 13-14). Ele poderia estar negligenciando seus estudos na Palavra (2:15) e sucumbindo a opiniões ímpias (2: 16-17). Outras lutas estão implícitas também.
Paulo escreveu para fortalecer o caráter espiritual de Timóteo e encorajá-lo a perseverar diante de severas provações.
Apesar dessas aparentes fraquezas, Paulo valorizava muito Timóteo e confiava enormes responsabilidades ministeriais a ele. Além disso, a amizade e o ministério de Timóteo foram uma fonte de grande alegria e força para Paulo.
Oro para que você tenha pessoas de espírito semelhante em sua vida - irmãos e irmãs em Cristo que o encorajam, oram por você e responsabilizam você pela verdade de Deus. Como Timóteo, eles podem não ser tudo o que você quer que sejam, mas são dons preciosos de Deus. Estima-os muito e reze por eles com frequência. Faça tudo o que puder para retribuir o ministério deles em sua vida.
Se talvez você não tenha esses amigos, busque a comunhão de uma igreja local onde Cristo é exaltado, Sua Palavra é ensinada e a vida santa é encorajada. Construa relacionamentos com cristãos maduros que o estimulem a amar e a praticar boas obras (Hb 10:24).
Sugestões de Oração
Identifique três pessoas que são de espírito semelhante com você. Ore por eles e diga a eles o quanto você aprecia seus exemplos e ministérios.
Para estudo adicional
Leia 2 Timóteo 1: 1-14.
  • Quais foram as admoestações de Paulo a Timóteo?
  • Como eles podem se aplicar a você?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas