Evitando o Amor Indiscriminado


"Isto eu oro, para que o seu amor possa abundar ainda mais e mais em conhecimento real e em todo discernimento" (Filipenses 1: 9).

O amor cristão opera dentro dos parâmetros do conhecimento bíblico e do discernimento espiritual.
Como cristão, você é um repositório do amor divino. Mais do que qualquer outra coisa, o seu amor por Deus e por outros crentes marca você como um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo (João 13:35).
Além de possuir o amor de Deus, você tem o privilégio e a responsabilidade de expressá-lo aos outros em seu nome. Essa é uma confiança sagrada. Paulo o qualifica em Filipenses 1: 9, que nos diz que o amor deve operar dentro da esfera do conhecimento bíblico e do discernimento espiritual. Esses são os parâmetros que governam o amor de Deus.
Não importa quão amoroso um ato ou palavra possa parecer, se isso viola conhecimento e discernimento, não é verdadeiro amor cristão. Segundo João 5-11 ilustra esse princípio. Aparentemente alguns crentes que não tinham discernimento estavam hospedando falsos mestres em nome do amor cristão e hospitalidade. João severamente os advertiu, dizendo, "Se alguém vem a você e não traz [sadia doutrina], não o receba em sua casa, e não lhe dê uma saudação; pois aquele que lhe dá uma saudação participa em seu mal ações "(vv. 10-11). Isso pode parecer extremo ou desamoroso, mas a pureza do povo de Deus estava em jogo.
Em 2 Tessalonicenses 3: 5-6 depois de orar para que o amor de Tessalonicenses aumentasse, Paulo então ordenou-lhes que se afastassem dos chamados cristãos que estavam desprezando o ensino correto. Isso não é contraditório porque o amor cristão guarda a sã doutrina e a vida santa.
Infelizmente, hoje é comum os cristãos comprometerem a pureza doutrinária em nome do amor e da unidade, ou marcarem como desamorosas algumas práticas que as Escrituras claramente comandam. Ambos estão errados e carregam sérias conseqüências se não forem corrigidos.
Seja atencioso em como você expressa seu amor. Forneça abundantemente de acordo com o conhecimento e discernimento bíblico. Excelência e retidão resultarão (Filipenses 1: 10-11).
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pelo amor que Ele lhe deu através do Seu Espírito (Rm 5: 5).
  • Peça oportunidades para demonstrar o amor de Cristo aos outros hoje.
  • Ore para que seu amor seja sempre governado por profundas convicções baseadas na verdade de Deus.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas