A Alegria do Afeto

"É justo que eu me sinta assim sobre todos vocês, porque eu tenho vocês em meu coração, já que tanto no meu aprisionamento quanto na defesa e confirmação do evangelho, vocês todos são participantes da graça comigo. Porque Deus é meu testemunho, quanto desejo a todos vós com a afeição de Cristo Jesus "(Fp 1: 7-8).

Muitas vezes, os relacionamentos mais fortes e profundos são forjados durante ministério cristão.
Sem dúvida, existem pessoas que ocupam um lugar especial em seu coração. Talvez você raramente os veja ou fale com eles, mas eles estão em sua mente e em suas orações com freqüência.
Foi assim que Paulo considerou os crentes filipenses, e era correto fazê-lo porque eles eram parte integrante de sua vida e ministério. Eles ficaram ao lado dele em todas as situações - mesmo durante seus procedimentos judiciais e prisão em Roma.
A gratidão e alegria que Paul sentia eram mais que uma emoção. Era uma obrigação moral louvar a Deus pelo que Ele realizou através deles. Esse é o significado da palavra grega traduzida como "certo" no verso 7.
"Coração" refere-se ao centro dos pensamentos e sentimentos da pessoa (cf. Prov. 4:23). Paulo pensava nos filipenses com frequência e ansiosamente ansiava por eles com o afeto do próprio Cristo. Em Filipenses 4: 1, ele os chama: "Meus amados irmãos que anseio ver, minha alegria e coroa".
A afeição mútua entre Paulo e os filipenses ilustra que muitas vezes os relacionamentos mais fortes e profundos são desenvolvidos dentro do contexto do ministério cristão. Há uma camaradagem especial entre as pessoas que trabalham em prol dos objetivos mais nobres da vida e vêem Deus alcançar resultados eternos através de seus esforços. Guarde essas relações cuidadosamente e cultive o maior número possível.
Sugestões de Oração
Faça uma lista daqueles que compartilham do seu ministério. Também liste algumas maneiras pelas quais Deus trabalhou através de você nas últimas semanas. Gastar tempo agradecendo-lhe por ambos.
Para estudo adicional
Barnabé era um amigo fiel e companheiro do ministério de Paulo. Leia Atos 4: 36-37, 9: 22-28, 11: 19-30 e 13: 1-3 e responda a estas perguntas:
  • O que significa "Barnabé"? Ele fez jus ao seu nome?
  • Como Barnabé pavimentou o caminho para o ministério de Paulo entre os discípulos em Jerusalém?
  • Que aventura Paulo e Barnabé compartilharam que começaram em Antioquia?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas