A Alegria do Serviço Fiel

"Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus" (Filipenses 1: 1).

Um escravo fiel cumpre a vontade do seu mestre.
A metáfora dos cristãos como escravos de Cristo é comum nos escritos de Paulo. É um dos seus leitores teria entendido prontamente por causa da prevalência da escravidão no Império Romano.
Pedro, Tiago, João e Judas usou a mesma metáfora de seus próprios ministérios, como o fez Jesus em Marcos 10:45: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." Em Filipenses 2: 7, Paulo se refere a Cristo como um servo que deixou de lado a glória que Ele merecia e se humilhou até a morte.
A palavra grega traduzida como servo em Filipenses 1: 1 era comumente usada por aqueles que, por devoção a seus senhores, optavam por permanecer como escravos quando tinham a oportunidade de serem libertados. Eles também eram conhecidos como escravos do amor porque serviam por amor, não por compulsão.
Essa é uma bela imagem do crente. Somos servos de Deus (Apocalipse 1: 1), tendo sido libertos do pecado e escravizados por Ele (Rm 6:22).
Enquanto a escravidão traz à mente a privação e o tratamento desumano do próximo, os escravos do Império Romano geralmente eram tratados com dignidade e respeito. Embora a maioria não possuísse bens pessoais, seus mestres forneciam tudo o que precisavam para a vida e a saúde. Além disso, muitos foram responsáveis ​​por responsabilidades significativas na casa de seus mestres.
Um escravo desobediente ou voluntarioso não tinha utilidade para seu senhor, mas os escravos fiéis, que deixavam de lado seus interesses pessoais para realizar a vontade de seu senhor, eram uma possessão preciosa.
Jesus disse: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra" (João 4:34). Como servo bondoso de Deus, esse também deveria ser seu objetivo. Seja fiel para que Deus possa usá-lo poderosamente.
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pelo privilégio de servi-lo.
  • Busque sabedoria para se apropriar de seus recursos espirituais ao realizar as tarefas que Deus confiou a você.
Para estudo adicional
Filemom é uma carta que Paulo escreveu para acompanhar Onésimo, um escravo fugido, a quem Paulo levara ao Senhor e que agora estava voltando para seu mestre, Filemon.
  • Leia Philemon.
  • Qual foi o desejo de Paulo por Onésimo?
  • O que esta carta revela sobre o caráter de Filemon?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas