Como perder sua alegria


"Aprendi a estar contente em quaisquer circunstâncias que eu sou" (Fp 4:11).

O descontentamento e a ingratidão vão roubar sua alegria.
A verdadeira alegria é um presente de Deus para todo crente, mas muitos cristãos parecem não ter. Como pode ser? Deus falhou com eles? Não. Assim como a paz, a segurança e outros benefícios da salvação, a alegria pode ser perdida por muitas razões: o pecado intencional, a falta de oração, o medo, o egocentrismo, o foco nas circunstâncias e a falta de perdão são os principais culpados.
Dois dos mais comuns ladrões da alegria são insatisfação e ingratidão. Ambos são subprodutos da saúde, riqueza e mentalidade de prosperidade de nossos dias. Produziu uma geração de cristãos que estão mais insatisfeitos do que nunca porque suas demandas e expectativas são mais altas do que nunca. Eles perderam sua perspectiva sobre a soberania de Deus e, portanto, perderam a capacidade de agradecer em todas as coisas.
Em contraste marcante, quando Jesus ensinou sobre contentamento e ansiedade (Mateus 6: 25-34), Ele falou de comida e roupas - as necessidades básicas da vida. Mas as preferências, não as necessidades, são o problema com a gente. Estamos no estilo, aparência pessoal, satisfação no trabalho, poder aquisitivo, casas maiores e carros mais novos. Em nome de uma fé maior, exigimos que Deus forneça mais milagres, mais riqueza e mais poder.
Em meio a tudo isso, as palavras de Paulo soam como uma nota refrescante de segurança e repreensão: "Aprendi a estar contente em quaisquer circunstâncias que eu seja" (Fp 4:11). Ele não fez exigências a Deus, mas simplesmente confiou em Sua provisão graciosa. Se ele recebeu pouco ou muito não fez diferença para ele. Em ambos os casos, ele estava satisfeito e agradecido.
Não seja vitimado pelo espírito de nossa era. Veja as bênçãos de Deus pelo que elas são e continuamente louve-O por Sua bondade. Ao fazer isso, você protegerá seu coração da insatisfação e da ingratidão. Mais importante, você trará alegria para Aquele que é digno de todo louvor.
Sugestões de Oração
  • Ore para que o Espírito Santo produza em você uma alegria e contentamento que transcenda suas circunstâncias.
  • Faça disso uma prática diária para agradecer a Deus por bênçãos e provações específicas, sabendo que Ele usa ambos para aperfeiçoar Sua vontade em você.
Para estudo adicional
Leia I Reis 18: 1–19: 8.
  • Como Elias lidou com os falsos profetas de Baal?
  • Como ele lidou com a ameaça de Jezebel?
  • O que causou a mudança de Elias de uma elevação espiritual para uma baixa espiritual?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas